sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CÓPULA

"Coito", de Carlos Drummond de Andrade.

(foto da foto: Cabano, 250114)

CHUVEIROS

(foto Cabano, do alto da torre, Brasília, 040211)

ALELUIA!

Parabéns ao xópicentis Conjunto Nacional pela providência de devolver aos seus donos de direito, a calçada ilegalmente ocupada para serviço de manobrista.

(foto Cabano, Brasília, 160913)

PARADOXOS

Engraçado, a maioria das pessoas enaltece e loa as maravilhas da natureza, mas sobrevive no inferno da poluição das cidades.


São Paulo comemorou os 460 anos navegando na enxurrada e na fossa do Tietê, tomando banho no piscinão das enchentes e alagamentos das ruas.

Imagina na Copa? Não, não precisa mais ter imaginação para saber como vai ser na segunda Copa do Brasil, pior que na África do Sul. Muitos estádios não ficaram completos, as áreas em torno de todos, a maioria nem começaram, não foram realizadas, os aeroportos ficaram pior que estão hoje, arrastões e seus filhos os rolézinhos, blacks blocks bostes, ônibus queimados, incendiados com ou sem gente dentro, assaltos, de menor matando turistas, etc. Mais 400 anos debaixo d’água dos rios-fossa.

As grandes obras - as pequenas também - do PTlho, só existem nas propagandas da TV GoLoba, pagas regiamente e no resto da mérdia. É um governo merdiático.

São Paulo sempre foi, tem sido, reduto, curral eleitoral do PSDBagre e nos intervalos o PTlho assume e ninguém soluciona, só rouba, solucionam os próprios “problemas”.


O ateísmo é a "religião" que mais cresce no mundo todo. Finalmente a civilização avança para a luz do conhecimento, deixando para trás a escuridão do obscurantismo e da crendice.


Os pessoau que brigam pelos índios e querem mantê-los na selva dentro de áreas demarcadas, agindo dessa maneira estão chamando, consideram os índios seres humanos imbecis, debiloides, retardados, incapazes. Há muito que os silvícolas deixaram de ser inimputáveis, obriga-los a continuar vivendo na idade da pedra lascada é a maior sacanagem que se pode fazer com eles, negando-lhes os benefícios mínimos que a civilização possibilita, tudo para satisfazer os caprichos elitistas e discriminatórios dos nirvãnicos intelectualóides ecologicolóides e adeptos do eterno "bom selvagem", querem eternizar o índio como homem das cavernas, trogloditas. Essa é a cortina de fumaça dos estrangeiros e dos babacas nacionais que Maria vai com as outras que são, para esconder o verdadeiro objetivo que é tomar posse das terras brasileiras abandonadas pelos governos brasileiros de todas as matrizes.


O amor não é racional, ninguém escolhe premeditadamente gostar, amar alguém intencionalmente: “Essa garota é bonita, vai ser aprovada pelo grupo social em que vivo, então serve para eu amar”, isso não é amor é conveniência. Amor é justamente o contrário na maioria das vezes.


Em Brasília tem dois monólitos, mas como são irregulares e brancos, deram burrice desonestidade aos macacos da política, no sentido contrário ao monólito do 2001 de “2001, uma odisseia no espaço”, que é um prisma perfeito e negro, qual, deu conhecimento aos macacos. Monólito=maçã? Do Paraíso?

THULSA DOOM

O primeiro papa negro em 2.000 anos.

(Cabano)

TURISMO DO ALÉM

Para qual Paraiso queres ir?

(Cabano)

SERGIYEV POSAD

(3 últimas fotos: Cabano)

GÊNIO INCANDESCENTE

“O pensador”, de Pardal.

LA SABATELA

CENTRO DO DOL

(foto Cabano, Brasília, 280114)

MONSTROS VOADORES

Antonov An-225.

Eu sempre vou ficar estupefactado, voar um monstro desses é contra todas as leis do Leonardo (Da Vinci), um absurdo desses pesando milhares de toneladas e carregando milhares de toneladas voar como uma gaivota e eu que só peso 70 kg não consigo voar nem a 1 m do chão.

“Kalinin K7 - um avião gigantesco”

http://obviousmag.org/archives/2009/01/kalinin_k7_um_aviao_gigantesco.html

ENGEMNHARIA DE CRIMINOSOS

Estrutura moderna, métodos e técnicas de construção de hoje em dia, é o que derruba os prédios, ficam iguais a castelos de cartas. Não querem usar mais o velho e bom cimento para economizar material, mão de obra e tempo e diminuem custos com a segurança para aumentar a margem de lucro, lucro não, margem de ganância as custas de vidas alheias.

Muita tecnologia, cálculos, pouco cimento, muita areia e muita irresponsabilidade é o traço do concreto de hoje.

http://www.etecengenharia.com.br/estrutural.php

http://grupo2metalica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1601237184_01

AMAZÔNIA, ÁFRICA E ÍNDIA

SAMPA 1929

“A CURIOSA HISTÓRIA DO EDIFÍCIO MARTINELLI

Em 1889 um imigrante Italiano desembarcava no Porto do Rio de Janeiro - seu objetivo era o mesmo de tantos outros que chegavam a América: Prosperar!”

http://netleland.net/hsampa/Martinelli/A%20historia%20de%20Martinelli.html


Prédio Martinelli, São Paulo.

(foto: Lamberto Scipioni)

O edifício Martinelli foi planejado para ter somente 9 andares, foram acrescentando cada vez mais andares até ficar como é hoje, com o equivalente a 30 andares contando com a mansão de 5 andares que o proprietário original fez construir no teto do edifício para residência sua e de sua família: 21 - VINTE E UM – andares não previstos no projeto original, começou a ser construído em 1924, terminado em 1929 e até hoje não caiu, está firme e forte para aguentar mais um século. Porque será? Será que é porque naqueles tempos eles usavam um produto mágico chamado cimento? Em vez da areia e da arquitetura espacial de hoje?

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

ATRAVESSANDO A GRADE

(foto Cabano, 280114)

IDOSO OU ENTREVADO?

Idoso magnata, o outro extremo.

(foto Cabano, 261013)

Isso não é um idoso, é um cidadão entrevado por algum motivo, pode ter 20, 30, 40, 80 anos. Essa representação soa até discriminatória.

(foto Cabano, 120114)

Mesmo caso da figura anterior. Quanto ao termo “obeso” também soa desagradável aos ouvidos de quem mesmo que seja.

(foto Cabano, 150114)

FEIURA CORUJAL

Pra quem gosta de corujas.

(foto: Gilvam Luiz de França. Foto da foto: Cabano)

DE UM POLO AO OUTRO

(foto Cabano de um pôster pequeno mandado pelo Flamengo com assinaturas dos jogadores do time da época, Zico e Cia., mas já sumiram as assinaturas, só ficou uma no canto direito em baixo)

FAUNA FANTÁSTICA

“Artista cria situações surreais com fotos de animais”.

Além de usar fotos de animais, o fotógrafo John Wilhelm coloca a mulher e as filhas como personagens de suas imagens surrealistas, como nesse encontro entre uma menina e um búfalo. Ele utiliza Photoshop para compor suas fotografias John Wilhelm/Reprodução.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/album/2014/01/17/artista-cria-situacoes-surreais-com-fotos-de-animais.htm?abrefoto=1#fotoNav=5

RELATIVAÇÃO

“O valor que damos ao infortúnio é tão grande que, se dizemos a alguém “Como você é feliz!”, em geral somos contestados”. (Friedrich Wilhelm Nietzsche)

NÃO É LUGAR-COMUM DIZER que os povos aparentemente mais primitivos demonstram ser mais felizes que a sociedade ocidental contemporânea. Muitos se perguntam como pessoas que não têm nada ou quase nada podem ser mais bem-humoradas do que outras que trabalham para acumular todo tipo de bens.

Será que a contestação, como diz Nietzsche, é uma marca de nossa civilização?

Nas conversas típicas do ambiente de trabalho, nos bares e nos restaurantes as queixas são intermináveis: reclamamos das taxas de juros, do custo de vida, do ruído e da poluição que assolam as grandes cidades. Talvez não estejamos fazendo nada para remediar esses fatores, mas gostamos de nos queixar, o que acaba gerando angústia e estresse.

O estresse não nasce das circunstâncias externas, mas da interpretação que fazemos delas. Talvez o segredo da felicidade seja deixar de nos preocuparmos com fatores e estatísticas que não dependem de nós e nos divertirmos mais.” (Allan Percy)

FRUTO PROIBIDO

CHOCOLATE PRAIEIRO

Olé! Tourada com chocolate. Baixou os meninos da Vila.

Deu alouca no Arouca. Quem tem Arouca não precisa de Neymar. Tiraram a camisa de força do Arouca.

“CHOCOLATE SANTISTA GOLS Santos 5 x 1 Corinthians Campeonato Paulista 29 01 2014”

http://www.youtube.com/watch?v=UVJOnzcBOS0

M E N G Ã O 2 0 1 4 ! !

Mais um baile no Cariocão.

“29/01/14 - Friburguense 0 x 2 Flamengo - Gols (TV)”

http://www.youtube.com/watch?v=tHkEl2NMFtQ

PIII-UIIII

Trem-bala Rio-São Paulo.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CORPO DE PÉTALAS

(peguei na Internéte)

ME ENGANA QUE EU TE AGRADEÇO

O que teve de gente levando “algum” por fora nessa venda do Neymar, não foi meia-dúzia só, não.


Obama, o presidente da maior (não a melhor “Democracia” (capitalista) do mundo vai ter que virar ditador para conseguir aprovar leis que beneficiam a parcela mais pobre da população. Ê-hê, terra da liberdade! E dos direitos iguais para todos! Democracia e Capitalismo, é isso aí.

Os EUAnelideos eram a maior “democracia” – mas não a melhor – do planeta pelo menos em fachada porque sempre vigorou a ditadura do dinheiro “In God we trust” (fé em Deus, ou, na realidade, "In dólar we trust", fé no dinheiro). E agora o Batraki virou ditador, vai governar por decreto, medida provisória, na canetada, deu um golpe civil, atropelou o Congresso que teve que aguentar calado. Ditador Barraki, igualzinho ao ditador Casto, NÂO!, Castrado, NÃO!, Castro (ufa!), é a cubanização dos yankies, latinização dos gringos, vai tudo virar, finalmente, cucarachas. É a mais nova república das bananas, mais uma republiqueta americana. O vírus Miami se alastrou e virou epidemia.


O Justinho Imberbie tava fazendo “racha” a 90 km/h num bólido que dispara a 500 km/h. Quanta “audácia” do mansebinho, e desperdício, podia muito bem usar um Fiat 47 ou um fuca 66, que dava mais “emoção”.


-- Padre, eu pequei.
-- Aonde, meu filho.
-- Na Internet.
-- Então volta lá e abre meu twiter e encontrarás perdão.

MACACO QUER APITO

Tô falano...

Na época dessa transação nas cochas, eu falei que o Neymar foi vendido a preço de banana.

“Tinha um jogador de 80, 100 milhões de euros em mãos. E vendeu por 17”.

“Santos e o pior negócio do mundo107

julio gomes

28/01/2014 19:08

Vamos começar com alguns fatos sobre o caso Neymar-Santos-Barcelona.

Primeiro: é errado dizer que Neymar custou 80 e tantos milhões de euros. Porque, quando falamos de negociações entre clubes por um jogador, falamos do valor pago de um clube a outro. E não colocamos salários e outros bônus no meio. O que o Barcelona paga a Neymar após a assinatura do contrato de trabalho entre eles tem de ficar fora dessa conversa. ...”

http://blogdojuliogomes.blogosfera.uol.com.br/2014/01/28/santos-e-o-pior-negocio-do-mundo/

DITADOS CONTRARIADOS

Quem não tem cão caça com gato. (Gato de armazém, não)

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. (Só de for jato d’água)

Onde se ganha o pão, não se come a carne. (Então tá...)

Macaco velho não mete a mão em cumbuca. (Mas se meter, sabe tirar)

Macaco que muito pula quer chumbo. (Mas se ficar parado é mais fácil acertar)

Cada macaco no seu galho. (Senão o galho vai quebrar)

Quem quebra galho é macaco gordo. (É só não trepar em galho fino)

NUNCA FOI EMBORA

UNS SÃO MAIS IGUAIS

+ MÉDICOS MEXICANOS

“Piensa en las peores personas que conozcas. Ahora imagina que son médicos”

IMPÉRIO DO MENGÃO

(Cabano)

FOTO NO ESPELHO

(foto Cabano, 1976)

PIETÀ

TOUCEIRA

(foto Cabano, Teatro Nacional, Brasília, 170913)

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PARQUE OLHOS D'ÁGUA

Laguinho do parque Olhos D’água, o parque mais bonito de Brasília.

(foto Cabano, 2601114)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O DEMÔNIO É BRANCO!!!

Uma pomba branca representa o Espírito Santo e também a Paz, mas essa gaivota que matou e almoçou uma pomba branca solta pelo papa Xicória, também é branca. E agora? Como explica? Se a gaivota fosse preta, até dava pra entender (segundo a Igreja Católica...), seria símbolo do Diabo. Se o deus judeu não protegeu nem o branco Espírito Santo, vai te proteger como?

RICARDÃO EXPLOSIVO

ROLÉ DO BEM

Ganhei de brinde esse chaveiro num estande numa exposição de aviões no aeroporto militar de Brasília há uns 4 anos +_.


(peguei na Intenéte)

SANTA MARIA!

Não tem jeito, mesmo, na véspera de completar 1 ano da chacina da gafieira “Kiss” os acidentes se repetem pelos mesmos motivos e de novo no Rio Grande do Sul, além de outros lugares do Brasil.

“Duas mulheres ficam feridas em queda de pilar em boate no RS

DHIEGO MAIA

DE SÃO PAULO

26/01/2014 16h12

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas após um pilar de concreto cair na boate Taí Tzu, em Passo Fundo (328 km de Porto Alegre), na madrugada deste domingo (26). A casa noturna foi interditada.

O acidente ocorreu na véspera de se completar um ano do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos, considerado a maior tragédia da história recente do país.”

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1403190-duas-mulheres-ficam-feridas-em-queda-de-pilar-em-boate-no-rs.shtml

NÃO É MAIS IMAGINAÇÃO

Nem precisa mais imaginar na Copa. É o Parreira que tá falando, não eu.

“”26/01/2014 - 16h24

Parreira critica organização do Brasil para a Copa do Mundo

DE SÃO PAULO

O coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, criticou neste domingo a organização das autoridades públicas brasileiras para a Copa do Mundo, principalmente no que diz respeito às obras de infraestrutura urbana nas cidades-sede.

Em entrevista para a rádio CBN, Parreira fez duras críticas ao fato de a concessão dos principais aeroportos brasileiros (Cumbica, Galeão, Viracopos, Brasília e Confins) para a iniciativa privada ter acontecido pouco tempo antes da realização do Mundial.

"A gente queria tudo para a Copa, mas para a Copa foi um descaso total. Vejo que os aeroportos vão ser licitados a partir de março, três meses antes. É uma brincadeira, fomos indicados há sete anos e só agora vão licitar os aeroportos?"

Parreira também lamentou o fato de que muitas obras projetadas para a competição sairão do papel anos depois de o país ter sediado o Mundial. "A gente perdeu uma oportunidade de dar conforto e mostrar um Brasil diferente", afirmou.

Sobre os protestos que podem acontecer durante a Copa, o coordenador técnico da seleção brasileira admitiu uma espécie de blindagem ao grupo de jogadores.

"De certo modo eles estão blindados, sabem que não podem misturar. Se começar a se preocupar, dividir o foco, vai ser difícil. Vamos pensar em ganhar a Copa, e fora do campo é problema das autoridades. Mas ninguém ali é alienado", disse.

PROTESTO

Neste sábado, protestos contra a realização da Copa do Mundo se espalharam pelas principais cidades do Brasil. Em São Paulo, um rapaz de 22 anos foi baleado no bairro de Higienópolis, na região central.””

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2014/01/1403188-parreira-critica-organizacao-do-brasil-para-a-copa-do-mundo.shtml

QUEM MATOU O ESPÍRITO SANTO:

Soltaram dois espíritos santos, quem mandou essa gaivota? Deus ou o Diabo?

“Pombo solto por papa é atacado por gaivota

Um dos pombos soltos neste domingo, 26, pelo papa Francisco e por duas crianças acabou atacado instantes depois por uma gaivota. O incidente ocorreu durante a tradicional oração do Ângelus, na Praça São Pedro, no Vaticano.”

http://br.noticias.yahoo.com/fotos/pombo-solto-por-papa-é-atacado-por-gaivota-slideshow/dove-freed-children-flanked-pope-francis-during-angelus-photo-135511958.html

MAIS 460 ANOS DE (DES) ADMINSITRAÇÃO

Comemorar o que? E olha que Sampa é reduto, curral eleitoral do PSDB, com intervalos esporádicos do PTlho. Qual a desculpa? É tudo farinha do mesmo saco.

“Parabéns?

São Paulo: 460 anos e nada a comemorar

Ação desastrosa da Cracolândia é o terceiro atentado a uma medida promissora desta Prefeitura. A quem interessa manter a cidade como está? por Lino Bocchini — publicado 24/01/2014 09:44, última modificação 24/01/2014 12:48”

http://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-lino/sao-paulo-460-anos-e-nada-a-comemorar-7779.html

FORD RANGER

(fotos Cabano, Brasília, 210114)

HOMO ETÉRIUS

Homo comunicandis comunicativus comunicativorum

“CORREÇÃO DE REDAÇÃO GRATUITA.

Assunto: As novas formas de sociabilidade na era da comunicação virtual Sex Out 11, 2013 7:59 pm

Atualmente, vive-se numa sociedade cada vez mais informatizada, mais virtual. Se antes se fazia amigos na escola, brincando na rua, em festas (amizades essas que, muitas vezes, duravam a vida toda), ou seja, através de encontros pessoais, hoje em dia essas amizades são, em grande parte, virtuais. A sociedade encontra-se no momento da socialização virtual.

…”

http://capaciteredacao.forum-livre.com/t8052-as-novas-formas-de-sociabilidade-na-era-da-comunicacao-virtual

HOMO INTERNECTICUS

“Homo comunicandis

Que impressão que isto me FAX
A vida passa a cada impulso
Desactualiza-se em megabytes
E a cada BAUD estamos mais longe
De outras dores e agonias
Que não estejam na REUTERS
Ou abertura de noticiários.

(Gilberto Cardoso)

domingo, 26 de janeiro de 2014

IMPERCEPTÍVEL

Qual metade é fotografia e qual é ilustração?

(Norman Rockwell)

sábado, 25 de janeiro de 2014

SALVEM O CURUPIRA DO PARÁ!

Agora que eu vi essa notícia.

“terça-feira, 6 de março de 2012

CONVITE: EVENTO NESTA TERÇA, DIA 6, EM APOIO AO JORNALISTA LÚCIO FLÁVIO PINTO, no MPF

Lúcio Flávio Pinto apareceu no domingo, na praça da República, para em suas próprias palavras, "dar apoio moral" ao movimento feito espontaneamente em seu apoio, pela sociedade civil paraense.

Por Idalécio Lopes

Entidades da sociedade civil, jornalistas, personalidades públicas, Ministério Público e a Universidade Federal do Pará irão organizar um grande ato de solidariedade ao jornalista Lúcio Flávio Pinto. O evento será hoje,(6), às 18h, no auditório do Ministério Público Federal, em Belém do Pará.

Lúcio Flávio Pinto, jornalista e editor do Jornal Pessoal, vem sofrendo pressões, ameaças e processos judiciais por conta do seu exercício do direito à informação e por denunciar as investidas dos poderosos contra o patrimônio da Amazônia. No último mês, o jornalista decidiu não recorrer da decisão da justiça paraense que o condenou a indenizar um grande grileiro de terras por danos morais.

Hoje, às 18 horas, haverá um ato de solidariedade ao jornalista Lúcio Flávio Pinto, que vem sofrendo pressões, ameaças e processos judiciais por conta do seu ofício de informar, defender o direito à informação do cidadão e denunciar as investidas dos poderosos contra o patrimônio da Amazônia. O evento será realizado no auditório do Ministério Público Federal e contará com a presença de representantes de diversas entidades e personalidades comprometidas com a luta pela democracia e liberdade de expressão.

Farão parte da mesa de debate a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Sheila Faro; o presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Marco Apolo; o procurador da República, Felício Pontes; o professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Jeronimo Treccani; a pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Vieira; e a jornalista e professora do curso de Comunicação Social da UFPA, Rosaly Britto.

Está sendo produzido um vídeo, que mostra a participação de Lúcio Flávio Pinto em diversos programas e documentários sobre a sua atividade profissional. Programado, também para o evento, a venda de exemplares do Jornal Pessoal e livros produzidos pelo jornalista. Antes do encerramento do ato serão discutidos os rumos da campanha de solidariedade a LFP.

A perseguição política contra Lúcio Flávio Pinto já soma 20 anos desde o primeiro processo, em 1992. No total, são 33 processos judiciais cíveis e penais contra o jornalista, que tem se dedicado a sua função de investigar, checar informações e denunciar ações ilegais, corrupção, crimes contra o interesse e o patrimônio público, além de irregularidades no exercício da função pública.

Em 1999, o Jornal Pessoal denunciou Cecílio Rego de Almeida, dono da construtora C.R. Almeida*. O empresário grilou uma área de 4,7 milhões de hectares de terras públicas, no Pará. O conhecido “pirata fundiário” processou o jornalista por suposta “ofensa moral”. O Tribunal de Justiça do Pará aceitou a queixa e condenou Lúcio à indenização de R$ 8 mil; ele recorreu ao Superior Tribunal de Justiça, mas no último dia 7 de fevereiro o STJ negou seguimento ao recurso, arquivando-o, sob alegação de “erros formais”.

O ato de solidariedade a Lúcio Flávio Pinto faz parte da campanha “Liberdade para Lúcio Flávio Pinto, que já conta com o blog somostodoslucioflaviopinto.wordpress.com e um grupo do Facebook (Pessoal do Lúcio Flavio Pinto), e [Além de outro, também no Face, chamado "grupo de apoio ao jornalista Lúcio Flávio Pinto" - nota do Blog] que além de denunciar as perseguições ao jornalista, visa também contribuir para arrecadar recursos para pagamento da sentença movida por Cecílio Rego de Almeida e seus herdeiros, que está inicialmente orçada em R$ 30 mil, considerando a atualização do valor fixado como indenização.

Obs.O Valor correspondente a condenação ao Jornalista já foi coberta graças as doações voluntárias da sociedade civil paraense.Parabéns!

O Blogueiro, juntamente com o vereador Carlos Augusto e a presidente da associação cidade velha viva, Dona Dulci Roccque, domingo na praça da república coletado assinaturas em favor do Jornalista.

EVENTO:

MESA REDONDA

Terça-Feira, dia 6.

18h - Auditório do Ministério Público Federal

Endereço: Domingos Marreiros nº 690,entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março;

PARTICIPANTES:

O Jornalista Lúcio Flávio Pinto (presença confirmada)

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará, Sheila Faro;

O presidente da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Marco Apolo;

O procurador da República, Felício Pontes;

O professor e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Jeronimo Treccani;

A pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Vieira;

e a jornalista e professora do curso de Comunicação Social da UFPA, Rosaly Britto.

Postado por Fabio de Macedo às 01:31"

http://tribodoscaboclos.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html

GLAUCO RODRIGUES

A PRAÇA É DO POVO, SIM

É por causa de artigos como esses que a mérdia tem que ser lida com precaução, cuidados e com um pé atrás para poder separar o joio do trigo dentro de u’a mesma publicação.

Realmente xópis não é praça pública, é um espaço privado, caro, relativamente livre e relativamente democrático com o objetivo de vender produtos. A confusão que está fazendo o povo da mérdia é enganosa e má crédula (má fé), maliciosa e tendenciosa como sempre tentando manipular – e conseguindo na maioria das vezes – a opinião pública.

A questão é de postura cívica. A confusão intencional ou não é a respeito do comportamento e atitude dos participantes e promotores dos agora famigerados “rolezinhos”, termo que antigamente tinha significado completamente diferente e saudável.

É claro que na fórmula de mais esse fenômeno informático entra uma boa dose de preconceito social e racial, porque nem um xópis vai querer encher seus corredores de “gentalha miranda”; “gentalha”, como costuma dizer a “gentalha” dona Florinda, mãe do Quico, o coleguinha do Chaves e “miranda”, mira (vitrines) e anda.

“Hordas” agitadas e barulhentas atemorizam em qualquer lugar seja em templos de consumo capitalista, seja na mais modesta pracinha publica da frente da escolinha de infância. Ou até numa "cracolândia".

Certa ocasião, tempos atrás, no Rio de Janeiro, fui visitar parentes no bairro da Tijuca, desci na estação Sáenz Peña, do Metro, na praça de mesmo nome. Saindo da estação, me encaminhando para o apartamento dos referidos parentes, de repente do nada a praça encheu de jovens do sexo masculino, de pele verniz, de idade girando em torno dos 15 anos alguns mais outros menos, a maioria de calção, sem fazer barulho, quase sem falar, e quando falavam um com o outro era num tom de voz de normal para baixo, e ficaram se movimentando sem agitação ou alarido, apenas marcando presença como quem diz “Nós estamos aqui, nós mandamos no pedaço”. Esse tipo de comportamento mesmo “pacífico” me assustou, como assustaria qualquer pessoa “normal”. Então, agindo de forma natural, me desloquei até uma lanchonete/bar da praça e lá de dentro fiquei observando aquela aglomeração até que eles se retiraram e segui para o apartamento desses parentes que ficava vizinho ao morro do Boréu. Se não me falha a memória foi na década de 70.


“O evento Chopis Centis

Os Mamonas Assassinas já falavam de "rolezinhos", mas não previam os atos de arbítrio dos dias de hoje

por Mino Carta — publicado 24/01/2014 05:56”

http://www.cartacapital.com.br/revista/784/o-evento-chopis-centis-9105.html


“Shopping center não é praça

Miúda dissertação sobre um patético fenômeno chamado “rolezinho”, enésima prova da visão primitiva dos envolvidos

por Mino Carta — publicado 17/01/2014 06:04”

http://www.cartacapital.com.br/revista/783/shopping-center-nao-e-praca-6350.html

MAPAS HUMANOS

(gizmodo)

CUIDADO, LÁ VEM ELE