segunda-feira, 6 de junho de 2011

MOTO PERPÉTUO

31/05/2011 - 20h55
PF descobre "condomínio" de madeireiras em área da União na Amazônia; 8 são presos
Guilherme Balza Do UOL Notícias Em São Paulo
A Polícia Federal de Rondônia prendeu nesta terça-feira (31) oito madeireiros que invadiram uma área de aproximadamente 170 mil hectares pertencente à União --equivalente à área da cidade de São Paulo-- para extrair ilegalmente árvores nobres, como cerejeira, mogno e faveira-ferro na região da divisa dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, sobretudo em Vista Alegre do Abunã (RO)
Segundo o delegado Carlos Sanches, os criminosos cercaram e dividiram a área para cada um dos envolvidos e criaram uma espécie de condomínio fechado, batizado de “Condomínio Jequitibá", em alusão à madeira da árvore de mesmo nome. A região invadida pelos criminosos é de selva fechada.
...
Segundo a PF, o grupo invadiu a área e começou a montar o condomínio em meados de 2009. Nesses dois anos, os criminosos removeram, sobretudo, as árvores nobres, mas a ideia era posteriormente desmatar a região para criar gado. Pelo menos 45 mil metros cúbicos de madeira foram retirados e 1.500 hectares foram devastados --equivalente a mais de 2.000 campos de futebol.
...”
Porque esperaram tanto pra descobrir essa invasão? Agora já tiraram toda a madeira que queriam e se mandaram, prenderam só os peões. Os verdadeiros beneficiários desse roubo já estão atuando em nova área que será descoberta daqui há 1 ou 2 anos.
¨