quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MUITAS MACUMBAS

Macumba s. f. 1. [Brasil] Cerimónia. feiticista de origem negra com influência cristã, acompanhada de danças e cantos, ao som de tambor. 2. Feitiço. 3. Instrumento de percussão de origem africana. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)

Macumba - O termo Macumba é utilizado primeiramente como designação genérica dada a vários cultos sincréticos afro-brasileiros, em geral fortemente influenciados por religiões como Candomblé, Espiritismo, por cultos ameríndios, e outras crenças. Outra acepção do termo, não tão conhecida, é a de um antigo instrumento musical de percussão, uma espécie de reco-reco, de origem africana. (wikipédia)

Macumba é uma espécie de árvore africana e também um instrumento musical utilizado em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. O termo, porém, acabou se tornando uma forma pejorativa de se referir a essas religiões - e, sobretudo, aos despachos feitos por alguns seguidores (veja boxe). Na árvore genealógica das religiões africanas, macumba é uma forma variante do candomblé que existe só no Rio de Janeiro. O preconceito foi gerado porque, na primeira metade do século 20, igrejas neopentecostais e alguns outros grupos cristãos consideravam profana a prática dessas religiões. Com o tempo, quaisquer manifestações dessas religiões passaram a ser tratadas como "macumba". (por Victor Bianchin; Marina Motomura)

"Macumba" (also known as Quimbanda) is the everyday term used by Brazilians in Rio de Janeiro to describe two types of African spirit worship: Candomble (followed in northern State of Bahia) and Umbanda (a newer form originating in Niteroi, in the southern State of Rio de Janeiro between 1900 and November 15, 1908). (Escola Americana do Rio de Janeiro)

Macumba s.f. Culto fetichista de origem africana, com influências católicas e espíritas, que se desenrola em meio a danças, esgares e cânticos rituais, ao som de instrumentos de percussão. (V. CANDOMBLÉ, UMBANDA e XANGÔ.). Embrulho com farofa, azeite-de-dendê e restos de galinha, o qual, acompanhado de uma garrafa de cachaça, charutos e tocos de vela acesos, é depositado em certos lugares, especialmente esquinas e encruzilhadas, para trazer malefício a alguém ou influir na vontade alheia. (Sin.: despacho, canjerê, ebó, coisa-feita, trabalho.). Nome de um instrumento musical de percussão, de origem africana.

Macumba nome feminino 1. RELIGIÃO designação genérica dos cultos afro-brasileiros que associam elementos de crenças ameríndias, do catolicismo, do espiritismo, do ocultismo e de outras práticas 2. RELIGIÃO ritual celebrado nesses cultos. 3. [sentido lato] magia negra, feitiçaria, feitiço. (Do tupi ma'kũba, «idem»)