segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ESQOLA DE SAMBA MARTINHO DA VILA

Primeiro LP gravado pelo da Vila, primeira faixa.

-- Todo mundo pensa que eu sou baiano, mas eu nasci no carnaval de 38 em Duas Barras no estado do Rio. ...

BOA NOITE (Martinho da Vila)

Boa noite Vila Isabel
Quero brincar o carnaval
Na terra de Noel
Boa noite diretor de bateria
Quero contar com sua marcação
Boa noiteSambistas e compositores
Presidente, diretores
Pra Vila eu trago
Toda minha inspiração
Quero acertar com o diretor de harmonia
E as pastoras
O tom da minha melodia
Passistas, mestres-salas, ritmistas
Quero ver samba feito com animação
Eu quero ver as alas reunidas
Baianas brilhando no carnaval
Eu quero ver a Vila destemida
Fazendo exibição monumental
Boa noite.

--Em 67 a Vila chegou na cidade com um enredo genial, Daniel e Dario bolaram um carnaval de ilusões sonhado por uma criança:

CARNAVAL DE ILUSÕES (Martinho da Vila/ Gemeu)

Ciranda cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
Fantasia
Deusa dos sonhos esteja presente
Nos devaneios de um inocente
Ó soberana das fascinações
Põe os seres do teu reino encantado
Desfilando para o povo deslumbrado
Num carnaval de ilusões
Na doce pausa
Dos folguedos infantis
Repousam a bola
E a bonequinha querida
No turbilhão do carrossel
Da alegre vida
Morfeu embala a criança tão feliz
Como num sonho encantador
Viaja ao mundo da fabulação
Terra da riqueza
E do fulgor
De tanta beleza
E do esplendor
Guiadas pela fada ilusão
Se juntam lendárias figuras
Personagens de leituras
Revividos na memória
Que ajusta ao imperfeito
A perfeição dos conceitos
De deleitosas histórias
Neste clima extasiante
O cortejo deslumbrante
Tudo envolve ao despertar
E ao mundo de verdade
Sem saber a realidade
Retorna o petiz a cantar
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar

--Botar uma música nessa poesia do Gemeu não foi mole não e os críticos meteram o pau no novo estilo de samba enredo e a Vila perdeu o carnaval. O meu amigo Chico Buarque de Holanda dormiu, o resto da comissão, há, há, não entendeu nada. No dia do resultado eu fiz o meu primeiro samba de protesto:

CIRANDA CIRANDINHA (Martinho da Vila)

Fala fala falador
Não lhe dou bola porque eu sou bamba
Malha, malha malhador
Que não aceita a evolução do samba
A minha Vila deslumbrou
Naquela manhã de carnaval
Todo povo incentivou
A ciranda cirandinha
No desfile principal
Só a comissão
Não viu cadência numa grande bateria
Nem se comoveu
Com a beleza do desfile-fantasia
Caramba, ô ô ô, caramba
Nem o Chico entendeu
O enredo do meu samba
Mas esse ano eu vou deixar cair
Não quero mais ficar com o quarto lugar
Rapaziada vai se reunir
E a minha Vila vai descer pra clarear
Fala, fala falador.”