quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AGRICULTURA CELESTE


Agricultura de nuvens, pés de nuvens, plantação de nuvens, campo de nuvens, agricultura de cúmulos, plantação de ovelhas, criação de carneirinhos, rebanho do céu, lavoura de lã.

(foto Cabano, 280212)
¨

ALFANDEGA VELHA


Torre da Ilha fiscal.

(foto Cabano, 230212)
¨

PEGA, LADRÕES!


Não compre do ladrão, compre do artesão. Quem compra de ladrão, vira ladrão.

(foto Cabano, 220212)
¨

TODO TELEJORNAL

É FITA


Parentes próximos.
¨

DEMOCRACIA, ARGH! CASPT! ECA! TICA!

“A democracia pode ser comparada a uma noz vazia: depois de esmagada no chão, constata-se que não há nada dentro. Tariq Ali não pensou na animação A era do gelo, mas gostou da metáfora ao ponto de repeti-la em diversas entrevistas. Membro do conselho editorial da The new left review, o paquistanês radicado em Londres, e conhecido como um dos intelectuais de esquerda mais críticos da contemporaneidade, acredita que a democracia está doente, que os Estados Unidos precisam rapidamente de um novo partido e que a Europa está se autoimplodindo.” (correioBSB)

Concordo, mas o que me chateia nesses escritores ou intelectuais que protestam contra a Democracia e o Capitalismo é que eles não, podem fazer um sucessozinho e logo correm para se estabelecer nos EUAssassinos ou Engloterra.

Irlanda única!

Separação para a Escócia!

Yankies, pássa!
¨

QUADRUPERNE


A mulher-centaura, a maior atração do circo de Rolyvúdi.

Essas lambregóias tipo Agelina Jolie ou Sharon Stone, não podem ser fotografadas junto da maioria das brasileiras bonitas, senão vão parecer as lambregóias que são.

(externado em 280212)
¨

GALOPANDO DE NOVO

O incêndio na base na Antártica na madrugada de sábado (25) foi motivado por descaso e negligência consequência de insuficiente investimentos ($$$), tudo na base ficava no mesmo galpão, até o gerador e o combustível.

$ $ $

"28/02/2012 18h09 - Por Bandnews
Presidente do BC diz que Brasil cresce abaixo do potencial
O Brasil está crescendo abaixo do potencial e, por isso, o Banco Central vem ajustando para baixo a taxa básica de juros. A avaliação é do presidente do BC, Alexandre Tombini."

Será que ele pensou isso sozinho ou está querendo ser despejado da Esplanada?

$ $ $

Menina de 13 anos vítima de agressão moral por colegas de escola da mesma idade, esfaqueou um deles.

Para a vítima de agressão moral, achincalhe, humilhação, a dor provocada por isso é muitas vezes maior que a dor provocada por agressões físicas, por decorrência, para essas vítimas não é crime ou nem um absurdo quando elas se defendem com agressões físicas porque geralmente não tem perfil de quem pratica agressões morais, é a mais pura defesa própria. O agressor e criminoso inicial, original, é tratado como atitude normal pela sociedade, um criminoso que age normalmente contra suas vítimas sem sofrer significativas restrições, reprimendas ou punições, agem livremente e são considerados pessoas dignas de admiração porque se mostram “superiores”, agressivos, tem iniciativa, são moralmente "fortes" em relação às suas vítimas. Quando a vítima se defende, a sociedade inverte os valores, passando a tratar o agressor como vítima -- coitadinho -- e a vítima que sofreu na alma as agressões morais, como criminoso. Enquanto essa atitude das comunidades humanas não mudar radicalmente, casos como o de Columbine etc e outros com menos vítimas ou menos graves, vão continuar acontecendo. Acredito que somente quando pessoas que não sofrem com o crime da agressão moral passarem por essas experiências, iram tomar providências para eliminar esse problema e providenciar para que os agressores iniciais sejam tolhidos ou punidos por suas ações antes que as vítimas o façam.

$ $ $

Serra Serrador duas vezes candidato derrotado por um barbudo ignorante e por uma caloura sargentão marrenta pela presidência, vai tentar não ser derrotado pela 3ª vez mas agora pela prefeitura de São Paulo, Serra Serrando ladeira abaixo.

(externado em 280212)
¨

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JÁ FOSTER PIOR (!?!?!?)


-- Nunca foster tão engraçada!

A amizade é linda!

(foto Agência Brasil)
¨

TORRE SÃO PLURALISTA

“Foram então convidados para o projeto do primeiro edifício, seriam construídos dois, nove arquitetos de São Paulo ( por ordem alfabética, que não sou besta) : Carlos Bratke, Eduardo de Almeida, Eduardo Longo ( a cobertura foi dele ), Marcos Acayaba, Miguel Juliano, Paulo Mendes da Rocha, Ricardo Julião, Roberto Loeb e Ruy Ohtake. Completando a equipe, do Rio, veio Paulo Casé. Para evitar formação de panelinhas, composições suspeitas e acordos espúrios entre os escolhidos, os andares foram sorteados.” (armazemperisc)

“Apesar de parecer uma favela empilhada, teria sido curioso ve-lo pronto.” (Eduardo P.L.)

“Tínhamos na época um consórcio com um desses arquitetos num grande e longo projeto.Portanto o segundo escalão, todos seniors, vividos, se divertiu muito com esse trabalho. Comentávamos muito e todos tínhamos dúvidas do resultado final construído, em relação à sua volumetria e impacto na paisagem. Achávamos que seria apelidado de " favelão-chic"
A arquitetura, quando vista como arte, tem um grande problema, as más soluções não podem ser escondidas, ficam lá por anos a fio, não podem ir para um depósito empoeirado ou o fundo de um armário.
O Pesce nunca conseguiu, ver construído esse seu conceito, apesar de ter tentado em vários países.Nunca foi para a frente.
Um ótimo exercício, que infelizmente não causou nenhuma discussão no meio, na época.” (peri s.c.)
¨

PERERECA


Jolie Jia, coxinha de rã.
¨

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

SE VIRA!

Que beleza, calçada rebaixada.





Mas no meio do caminho tinha um bueiro, tinha um poste no meio do caminho.

(fotos do Cabano em 290112)
¨

QUE NEM JC


Andando sobre as águas.


Andando não, engatinhando.
¨
(fotos Cabano em 280112)
¨

MAB



Andando sobre as águas.


Mimetismo.


Paraíso Gaytólico.

(Evandro Salles)

(textos de eu)
¨

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

LA VILLE RADIEUSE BRASÍLIA

Ebenezer Howard’s Original Conception of the Garden City (1902)


Detailed Section of Howard’s “Garden City” Proposal Map:


Esse projeto é muito anterior até ao do Vila Radiosa e Chandigarh do Le Corbusier. Tinha também módulos residenciais e nessa planta de baixo dá para notar até um eixão (“GRAND AVENUE) e vários eixinhos.


Super quadra da Villa Radieuse.


Super quadra da Villa Radieuse.

““A maquinaria da sociedade, profundamente desengrenada, oscila entre uma melhora, de importância histórica, e uma catástrofe. O instinto primordial de todos os seres humanos é garantir um abrigo. As diferentes classes de trabalhadores de nossos dias não mais têm moradias adaptadas às suas necessidades, e o mesmo se pode dizer acerca do artesão ou do intelectual. O que se encontra na raiz da inquietação social de hoje é uma questão de construção: arquitetura ou revolução.”
Le CorbusierVers une architecture, 1923
Já Le Corbusier propõe na sua Vila Radiosa uma cidade dividida em zonas de faixas paralelas em que cada faixa se destinaria a um uso previamente estipulado. Assim, existiriam faixas para a zona de educação, comércio, transporte, hoteis e embaixadas, indústria leve e pesada,armazéns e trens de carga,e zona verde.
Na Vila Radiosa seria uma cidade da máquina onde todos os edifícios estariam sobre pilotis, possibilitando a existência de uma área verde contínua para o uso de pedestres.
Um fator importante na Vila Radiosa era a residência. Cada centímetro quadrado era distribuido racionalmente e as divisões internas reduzidas ao mínimo, assim como a cozinha e os banheiros. Era a moradia da era da máquina.
Postado por Juliana Viana às 17:28”

“O Conceito:
A unidade de vizinhança foi pensada como uma área residencial que conta com uma autonomia, pois foi previsto a existência de bens e serviços para as necessidades diárias dos seus moradores. Os equipamentos de uso coletivos estariam locados nos limites da área residencial.
As unidades de vizinhança apresentam duas preocupações básicas: A distribuição dos equipamentos de consumo tendo como foco principal a escola que aparece como gerador do conjunto, e a recuperação da vida social ou relações de vizinhança que foram se perdendo com as transformações urbanas.
Seu precursor, Clarence Arthur Perry, arquiteto e urbanista, em 1929 projetou um plano para Nova Iorque utilizando um conceito de unidade de vizinhança, que pode ser considerado um dos mais importantes pelo seu princípio fundamental – o social.


Plan of Neighbourhood Unit, 1929 – New York Regional Plan, Clarence Perry
1. Tamanho. Uma unidade de vizinhança deve promover habitações para aquela população a qual uma escola elementar é comumente requerida, sua área depende da densidade populacional.
2. Limites. A unidade de vizinhança deve ser limitada por todos os lados por ruas suficientemente largas para facilitar o tráfego, ao invés de ser penetrada pelo tráfego de passagem.
3. Espaços públicos. Um sistema de pequenos parques e espaços de recreação, planejados para o encontro e para as necessidades particulares da unidade de vizinhança devem ser providenciados.
4. Áreas institucionais. Locais para escolas e outras instituições tendo a esfera de serviço coincidindo com os limites da unidade de vizinhança, devem ser adequadamente agrupadas em lugar central comum.
5. Comércio local. Um ou mais locais de comércio adequados à população devem ser oferecidos de preferência, na junção das ruas de tráfego e adjacentes a outro similar comércio de outra unidade de vizinhança.
6. Sistema interno de ruas. A unidade deve ser provida de um sistema especial de ruas, sendo cada uma delas proporcional à provável carga de tráfego. A rede de ruas deve ser desenhada como um todo, para facilitar a circulação interior e desencorajar o tráfego de passagem.
Perry (1929) foi o idealizador do conceito da unidade de vizinhança, entretanto, coube a Clarence Stein e Henry Wright a primeira efetivação da ideia no plano de Radburn, Nova Jersey, em 1929.
Radburn foi considerada na época uma revolução no planejamento da cidade e o modelo de como poderíamos viver junto ao automóvel, resolvendo as problemáticas de relacionamento entre “as casas, ruas, caminhos, jardins, parques, blocos e vizinhança”.
A aplicação das ideias de base da unidade de vizinhança e as mais sólidas experiências estão consolidadas nas chamadas “cidades novas” britânicas ocorridas em meados de 1946.
Algumas adaptações foram feitas de acordo com o conceito de Perry, devido à grande demanda de habitação, trabalho, educação e sociabilidade que o pós-guerra provocou, como por exemplo, o número de habitantes por unidade de vizinhança, passando de cinco mil para dez mil habitantes, aumentando assim o número de escolas para atender a unidade.



Radburn, Fairlawn, NJ, 1928-1933, vista aérea, 1949 – Clarence Stein e Henry



Se unir a planta de Chandigarh vai-se chegar às asas de Brasília.


“A experiência de Brasília
A idéia de projetar a Nova Capital Federal baseando-se no conceito de unidade de vizinhança foi anterior ao Plano Piloto de Lucio Costa, pois em 1955, a Comissão de Localização da Nova Capital Federal formada por urbanistas convidados, já havia sido adotada, sendo nomeada, anteriormente, como cidade de “Vera Cruz”. Assim sendo mencionado:
“Os espaços residenciais (…) servido por uma rede de circulação ao abrigo do tráfego intensivo, reservando-se espaços livres para escolas, jardins, recreação e pequeno comércio (‘unites de voisinage’).” (SILVA, 1985, p. 307, apud BARCELLOS, 1995, p. 23.)
Entre os 26 projetos apresentados para o Concurso do Plano Piloto da Nova Capital Federal, constaram representações do conceito de unidade de vizinhança com menor ou maior influência, todos considerados como um urbanismo “progressista”, sendo a estrutura técnica e a estética como as mais evidentes.” (arquitetônico.ufsc)
¨

O FANTASMA DO CORVO


Croqui de Le Corbusier para o Ministério da Educação e Saúde, Rio de Janeiro.


Croqui do Niemeyer (ou Lúcio Costa?)



Há controvérsias, tem quem discorde...


“PORRA PALÁCIO GUSTAVO CAPANEMA!!! PORRA MEC, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E ÇAÚDE!!!
PORRA LÚCIO COSTA!
PORRA JORGE MACHADO MOREIRA!
PORRA ERMANI VASCONCELLOS!
PORRA REIDY!
PORRA CARLOS LEÃO!
PORRA DOUTOR OSCAR!
PORRA, COMO QUE VOCÊS DEIXAM O INFELIZ DO CORBU ASSUMIR A AUTORIA POR CAUSA DE UM CROQUIZINHO NO GUARDANAPO!?!?!?
PORRA CORBU, PIRULÃO, TÁ PIOR QUE A LINA, HEIN??!!!”
(porrarquiteto.arqbacana)

“Em 1929 Le Corbusier visitou o Rio e São Paulo, durante uma viagem à América do Sul iniciada por Buenos Aires. Seus anfitriões sul-americanos foram Victoria Ocampo, escritora argentina de elite (de quem, aliás, partira o convite inicial para a viagem), e Paulo Prado, grande fazendeiro de café e também escritor, além de homem influente na política brasileira. Ele havia patrocinado em 1922 uma Semana de Arte Moderna e se apresentava como uma espécie de mecenas para os animadores da arte de vanguarda em São Paulo.”
(José Carlos Durand)

O Lê Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris) veio aqui ao Brasil pela primeira vez em 1929 e depois em 1936 ensinar a fazer arquitetura moderna, mas os espertalhões daqui ao em vez de aprenderem acharam mais cômodo imitarem, se danaram a copiar e a pintar de branco tudo que o Carlos Eduardo já tinha feito em outros lugares ou desenhado em projetos revolucionários.

““MODERNIDADE QUAE SERA TAMEN*
Carlos Antônio Leite Brandão**
RESUMO
A primeira parte deste artigo analisa algumas obras dos principais autores da arquitetura moderna brasileira, mostrando que ela, desde o início, já é “tardia”, indo além da mera reprodução dos cânones do funcionalismo europeu e norte-americano, providenciando contágios com fontes e tradições locais e/ou heterodoxas e conjugando uma crítica consciente ao próprio modernismo mundial.
...
Entre o advento do período heróico do modernismo brasileiro, a partir dos anos 1920, e o advento do pós-modernismo, digamos a partir dos anos 1960, configura-se o que vem sendo chamado de “modernismo tardio”. O conceito de “modernidade tardia” vem sendo usado para abordar a produção artística e cultural brasileira a partir da década de 1940 e incorpora as manifestações periféricas do modernismo, ou seja, fora do eixo Rio-São Paulo. Seu marco inaugural seria o conjunto arquitetônico da Pampulha, obra de Oscar Niemeyer (1942-1943), não apenas por situar-se fora daquele eixo, mas também por sua linguagem não se enquadrar nos funcionalismos “mecanicista”, “orgânico” e “moral ou técnico” protagonizados, respectivamente, por Le Corbusier, F. L. Wright e Mies van der Rohe. Na Pampulha, arte e tecnologia aliam-se ao Estado para se contraporem ao hábito construtivo, ao conhecimento e ao saber tradicionais vigentes na capital mineira. Sob o patrocínio de JK, a realização da Pampulha lança o hiato entre um impulso modernizante e a tradição passada.”

Eu continuo achando que o Oscar Nimy se “inspirou” nas curvas do Gaudi e depois continuou, junto com o Lúcio Costa, se “inspirando” nos projetos do Lê Corbusier. Além do mais quem começou essa onda modernista atrasada foi o Getúlio Vargas.
¨

ATÉ DOS XUCRUTES

“Werner Hegemann (June 15, 1881 – April 12, 1936) was a city planner, critic on architecture and author. He was born in Mannheim, Germany and died in New York City.” (wikipédia)


Wasmuths's Monatshefte für Baukunst
(since 1930: und Städtebau; since 1932 Monatshefte für Baukunst und Städtebau). Editors vary over the years and include Werner Hegemann, Leo Adler, Heinrich de Fries, Hans Josef Zechlin.


Casa do baile, na Pampulha, Minas Gerais.


Prédio do MEC, Rio de Janeiro.
¨

O INVENTOR DE CIDADES


“Geometric, Sunken Roadways between Columns of Buildings in Le Corbusier's "Ville Radieuse" (1930)”

O Charles-Edouard Jeanneret-Gris, Le Corbusier, inventou todas as cidades modernas, olha aí a “av. Paulista”, por exemplo. Nessa avenida do corvoseiro, ninguém seria atropelado por carros, não teria faixa de pedestre porque eles teriam passarelas exclusivas e os carros transitariam por baixo.

(rosswolfe.wordpress)

Projeto de 1967, de Nadir Curi Mezerani para a avenida Paulista:






Corrida de São Silvestre.

(foto: Paulo Pinto/Folhapress, 010112)


No projeto do Mezerani, os carros circulavam por cima também. Chegou a ser iniciado em uma das pontas da av. Paulista (av. Angélica), mas por mudança de governo ficou só nisso.
¨

MOMO ESPANHOL


Bloco Unidos da Amy Winehouse.

(foto: Dani Pozo/AFP)
¨

OS FILHOS DO HITLER


A Eurôpa tá com saudades do emo de bigodinho, na verdade nunca esqueceu ele.
¨

VIVA O CANA VAL!

Vestindo tinta



Andréa Martins, tela cheia de curves.
¨

EUREKAAAAAA!!!!!!

“São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012 FOLHA DE S.PAULO
Brasileiro desenvolve método rápido para prever enchentes
Sistema integra informações de imagens topográficas, o Google Earth e matemática para calcular áreas de risco
Proposta, criada no Inpe, foi apresentada no Congresso e no Senado, mas não há previsão de quando será adotada
GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO
Um novo método criado por um cientista brasileiro torna mais rápido, simples e barato identificar áreas com risco de enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais. O sistema pode ser usado para prevenir as tragédias que se acumulam no período de chuva no país.
...
O modelo parte do princípio de Arquimedes, de que a água escolhe a trajetória mais curta para os terrenos mais baixos. O sistema então traça a trajetória da água e identifica as áreas de risco.
...”

O Arquimedes já sabia disso desde o século 240 antes de Cristo.


Em 04 de janeiro de 2010 salvei essa imagem publicada no Correio Braziliense porque me chamou a atenção por mostrar claramente que a água “corre” naturalmente para as partes mais baixas e seria fácil prevenir e tomar medidas que evitassem as conseqüências das chuvas que provocam enxurradas e alagamentos como fez um prefeito de uma cidade do interior da região Sudeste construindo contensões que desviaram a água da enxurrada contornando sua cidade. Se esse prefeito pôde fazer isso porque os outros não fazem também? Desde criança se percebe que a água escorre para os lugares mais baixos, no século 240 aC +- o Arquimedes já elaborava teorias a respeito disso.

De qualquer maneira merece reconhecimento o trabalho do Antônio Donato Nobre, cientista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) que liderou esse trabalho e levou dez anos para ser desenvolvido. Tomara que as “otoridades” competentes não demorem mais dez anos para utilizá-lo onde se fizer necessário.
¨

RECORDE DO LULLA

Os recordes existem para serem quebrados, mas tem pelo menos dois recordes no esporte que continuam confirmando a exceção da regra, o do Pelé com 1.281 gous no futebol e o do Oscar Schmidt com mais de 49.000 pontos no basquete.

Ofereceram para o Lula Careca o governo de São Paulo e ele pensou: Se eu já tenho quase na mão a coroa de rei do Brasil porque vou tentar pegar a coroa de príncipe, meu?
¨

JUCA VS LUCA



(fotocharge Cabano)
¨

BRASILEIRINHO


Esses dois estão aí desde o Natal passado. Desde criança, não desiste nunca.
¨

O MAIOR MARCHISTA

Empatado com o Braguinha.

CABELEIRA DO ZEZÉ (João Roberto Kelly)

Olha a cabeleira do Zezé/
Será que ele é/
Será que ele é.//

Será que ele é bossa nova/
Será que ele é Maomé/
Parece que é transviado/
Mas isso eu não sei se ele é.//

Corta o cabelo dele!
Corta o cabelo dele!

Gandhy bahiano


As lavadeiras do Pelourinho.


Ala das bahianas.


Bloco Filhos de Gandhy, vulgo Bloco do Bolhinha, desfilaram com 8.000 homens, até o meio-dia, o desfile foi de tarde. O Gandhy quem diria foi se acabar em Salvador.

(fotos: yemaya.liberars , Gustavo Froner/coperphoto/UOL e Coperphoto/UOL)
¨