terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

COLONIZADOS

“Sacolas Plásticas

O que há por trás do banimento

As grandes redes de supermercados no Brasil estão na mão de TRÊS empresas: uma americana, uma européia e uma brasileira. Tanto na Europa como nos EUA a prática cultural é de “vender” as sacolas nas saídas-de-caixa e não de se “dar” as sacolas plásticas. No Brasil é o inverso, não se cobra pelas sacolas, independente do valor ou do volume da compra e até mesmo da quantidade de sacolas usadas.

Na verdade o SUPERMERCADO não quer eliminar as sacolas para SALVAR o PLANETA, quer ganhar DINHEIRO com a venda delas, ou seja, o que é “CUSTO” passa a ser “RECEITA”, e com isso dar mais lucro para seus donos. Entendeu agora porque os outros produtos plásticos não sofrem o mesmo problema da sacola? Embora feitos de plástico e acabem no lixão do mesmo jeito que a sacola, eles dão um bom lucro quando vendidos.

Para “fazer a cabeça” do povão os supermercados atacam em 3 frentes:

Governo
Incentivar ($$$) prefeitos, vereadores, governadores e deputados para que criem leis e decretos proibindo as sacolas e também ameaçando os estabelecimentos com a cassação de alvarás e multas, tudo isso no sentido de desencorajar o uso das sacolas plásticas;

Mídia
Você acha que TVs e jornais irão contra seus grandes anunciantes? Eles reportam escancaradamente através de “merchandising” em prol de uma ou outra grande rede e atacam as sacolas culpando-as por todos os tipos de problemas: enchentes, poluição, sufocamentos, desperdícios, etc.;

Modismo Ecológico
Aproveitando-se do momento VERDE, embute-se como “salvador do planeta” qualquer coisa que seja tida como ecologicamente correta, ainda que não seja verdade, e por outro lado, como vilão qualquer coisa que ouse ser de opinião contrária, que neste caso são as sacolas plásticas. Note que o supermercado NÃO CONDENA da mesma maneira as embalagens plásticas de bebidas, refrigerantes, produtos de limpeza, embalagens metálicas, latas, pilhas/baterias, absorventes higiênicos, fraldas descartáveis e etc., por causa do LUCRO que dão!!

FIQUE ATENTO
Os supermercados estão usando o meio-ambiente como desculpa para LUCRAR mais e quem vai pagar a conta somos nós.”

E pra piorar ainda tem a chantagem emocional quando se manifesta esses argumentos, os adeptos da “indústria” dos eco-chatos, ficam te olhando como se fosses o culpado de toda a degradação, poluição e efeito estufa do planeta. Se fosse época de Inquisição te jogavam na fogueira sem tremer a cara. Quando isso acontecer, encare o leso(a) e descarregue: Vai trabalhar, 171!
¨