sábado, 27 de outubro de 2012

ADVOGADOS PARA SI

CONTOS DO TALMUD. O advogado e a ostra. Dois homens, que passeavam na praia, viram uma ostra e começaram a discutir; ambos queriam o molusco. - Eu a vi primeiro – afirma um – portanto me pertence. - Mas, apanhei o bicho primeiro – garante o outro – por isso me pertence. Naquele momento, passava pelo lugar um experiente advogado. Reconhecido, foi solicitado para resolver o impasse. - Aceito, desde que garantam minha decisão. Os dois concordam. O Advogado então conclui: - Os dois, no meu entendimento, têm direito ao molusco. Vou dividi-lo em duas partes, uma para cada um, certo? - Certo – concordam os dois. - Então, me dê a ostra. De posse do objeto da ação, o advogado abre a ostra e a come rapidamente. Depois, entrega a cada uma das partes, uma das conchas. Vazias, é claro. Os dois protestam. - Por que o senhor comeu a ostra? – pergunta um, intrigado. - São os meus honorários. Dividi o que restava de maneira justa e eqüitativa.

Imoral da estória: advogados sempre advogam em causa própria. (Cabano)