segunda-feira, 23 de novembro de 2009

NASREDDIN HODJA


Escuridão - Um dia Hodja perdeu seu anel. Ele procurou e procurou, mas não encontrou. Então ele saiu de casa e começou a procurar pelo anel na rua. As pessoas passavam por ele e perguntavam: "Hodja, o que você esta fazendo?" "Eu perdi meu anel em casa, e estou procurando por ele." "Porque você não procura dentro da sua casa ?" "A casa esta muito escura. Eu não consigo ver nada, então eu estou procurando pelo anel aqui fora !"

Crédito - Um homem queria dinheiro em crédito, mas Hodja disse a ele: " Eu não tenho dinheiro, mas posso te dar crédito. Quanto você quer ?"

Coma, casaco de pele - Hodja foi convidado para um jantar. Ele foi vestido com roupas velhas e ninguém conversou com ele. Então ele decidiu voltar para a sua casa e pegar um casaco de pele. Quando ele retornou, foi tratado com grande respeito.
Todo mundo queria falar com ele. Quando ele se sentou para jantar disse: "Coma, casaco de pele, coma !" E ele então explicou aos curiosos: "Se esse tratamento diz respeito ao meu casaco, ele também deve comer."

Tudo é possível - Um dia um amigo do Hodja chegou a sua casa e chamou por ele. Mas Hodja não queria recebe-lo e disse a sua esposa para dizer que ele não estava em casa. "Mas eu vi quando ele entrou em casa " disse o amigo.
Hodja ouviu a conversa e ficou furioso. Ele abriu a janela e gritou: " Seu idiota! Não é possível que esta casa tenha duas portas? Será que este pobre homem não poderia ter saído pelos fundos ?"

O gato e o fígado - Depois que Hodja recebeu uma receita de fígado de um amigo ele foi comprar fígado de boi. Nasreddin adorava fígado e queria comer esta carne regularmente. Mas toda vez que ele comprava fígado ele não podia come-lo porque sua esposa sempre dizia que o gato havia roubado e comido o fígado.
Um dia Hodja ficou furioso e disse: "Mulher, Eu trouxe o fígado ! Aonde esta ele ?" "Oh", respondeu a mulher "O gato sapeca pegou a carne e desapareceu". Desta vez o gato estava no quarto.
O Hodja pegou o gato, pegou também uma balança e pesou o gato. Depois ele disse: "Exatamente dois quilos. O fígado que eu comprei pesava também dois quilos. Agora me diga: Se isso é o fígado,onde esta o gato, se isso é o gato eu quero meu fígado."

Receita de fígado - Um belo dia Hodja pensou que gostaria de comer carne de fígado. Então ele passou no açougue e comprou a carne. Quando ele estava voltando para casa ele encontrou um amigo e disse o que tinha comprado. "Você sabe preparar o fígado?" perguntou o amigo. Hodja então se lembrou que não sabia preparar a carne pois era pobre e não podia comprar sempre aquela carne. "Não" disse ele.
Então seu amigo o ensinou em como preparar a carne e Hodja pediu a ele para escrever a receita. E o amigo escreveu e deu a Hodja que colocou em seu bolso e foi para casa. Quando ele se aproximou de sua casa um falcão se aproximou, pegou o fígado e fugiu. O Hodja então gritou: "Você tem o fígado, mas você não vai aproveitar nada pois eu ainda tenho a receita".

Um canário sem experiência - Um dia Hodja queria comer pêssegos e viu um jardim cheio de frutas. Então ele subiu em um dos pés e começou a come-los sem parar. Mas Hodja era um homem sem sorte. Enquanto ele comia, o dono do jardim apareceu.
Rapidamente Hodja se escondeu atras dos arbustos. O homem ouviu um barulho e gritou "Quem esta ai ?" Hodja com muito medo cantou como um canário. O homem gritou "Ei você ! Desça já dai. Um canário não canta assim !" Você não gostou ?" gritou o Hodja. "Será que um canário sem experiência pode cantar melhor que isso?".

Aonde ir - O povo perguntou a Hodja "Querido Hodja, aonde devemos ir quando acompanhamos um funeral, na frente, atras ou de lado ?" Hodja respondeu "Não importa aonde você vá, a menos que você não vá dentro do caixão."

Um vinho de 40 anos - Um dia, um vizinho perguntou a Hodja: " Você tem algum vinho que tenha 40 anos ?". "Tenho", respondeu o Hodja. "Será que você pode me dar um pouquinho?" perguntou o vizinho. " Se eu desse um pouco para todos que queriam" disse o Hodja, " o vinho não teria 40 anos !"

O cobertor se foi - A meia noite o Hodja ouviu um barulho. Dois homens estavam brigando na rua. Hodja então se levantou, colocou o cobertor nas costas e foi ver o que se passava. Ele então perguntou aos homens porque eles estavam brigando.
Sem responder, um deles pegou o cobertor que cobria o Hodja e ambos correram, desaparecendo. O pobre Hodja voltou para a cama. "Porque eles estavam brigando ?" perguntou sua mulher "Por causa de um cobertor" respondeu o Hodja. " Agora o cobertor se foi e não ha mais briga."

O imigrante - Um dia um ladrão entrou na casa de Hodja e roubou tudo a não ser um cobertor que o cobria. Quando Hodja viu o ladrão levando tudo que possuía, cobriu-se com o cobertor e seguiu o ladrão. O ladrão chegou então a sua própria casa e viu Hodja. "O que você esta fazendo aqui ?" perguntou ele. "O que eu estou fazendo aqui ??" disse o Hodja "Você tem coragem de me perguntar isso ? A gente não se mudou para esta casa ?"
Gratitude - Um dia quando Hodja estava trabalhando na sua fazenda ele pisou em um prego. "Querido Deus" disse ele "Muito obrigado ! Ainda bem que eu não estava usando o meu sapato novo."

Tendo uma criança - O povo perguntou a Hodja: "Hodja, será possível para um homem que tenha 100 anos de idade ser pai ?" e veio a resposta: "Se ele tiver vizinhos que tenham 20-30 anos é possível !"

O sonho de Hodja - Em um sonho algumas pessoas deram a Hodja nove moedas de ouro. Como Hodja queria dez, ele recusou as moedas. De repente ele acordou e viu que suas mãos estavam vazias. Ele fechou rapidamente os olhos e disse: "Tá bom, eu aceito as nove moedas."

A letra de Hodja - Um dia um homem pediu a Hodja para que ele escrevesse uma carta para ele. "Para onde vai esta carta ?" perguntou o Hodja "Para Bagdá" respondeu o homem. "Mas eu não posso ir até lá" disse Hodja. "Mas você não tem de ir até lá. A carta irá." replicou o homem, e Hodja então explicou: "Ninguém consegue ler o que eu escrevo. Por isso eu tenho que ir até lá e ler a carta."

(Eu axo que êse tal de Hodja era filho de português).