sábado, 28 de novembro de 2009

SÁBIO SUFI, MULLÁ NASRUDIN (bis)

Flagras do Nasrudin: puxando seu burro ou vise-versa; batendo-papo qom um qazal de jovens; vendendo seu peixe pro qalifa, vizir, paxá, sei lá.

A lua vale mais que o sol. Nasrudin entrou na casa de chá proclamando: - a lua é mais útil que o sol. - "Por que, mullá"? - "Precisamos de mais luz durante a noite que durante o dia".

Vida pós-morte. "Se sobrevivo a esta vida sem morrer, estarei surpreso!!!"

O equilíbrio do mundo. Um dia perguntaram a Nasrudin.- Mestre, ao amanhecer o dia, cada um vai para o seu lado: uns por aqui, outros por ali, por que será?- Se todos fossem para a mesma direção - responde Nasrudin - o mundo se desequilibraria e cairia!

Descida. - Nasrudin, como caíste do burro?- Não estive mal. Eu ia descer, de qualquer maneira.

Aprendizado. "Como foi que você aprendeu tanto, Mullá ?", perguntaram certa vez a Nasrudin. "Falando muito", respondeu ele. "Vou colocando em sequência todas as palavras que me ocorram. Quando eu fico interessante, posso ver o respeito no rosto das outras pessoas. Na hora em que isso acontece, começo a tomar nota mentalmente do que disse".

O tolo que era sábio. Todos os dias o Mullah Nasrudin ia esmolar na feira, e as pessoas adoravam vê-lo fazendo o papel de tolo, com o seguinte truque: mostravam duas moedas, uma valendo dez vezes mais que a outra. Nasrudin sempre escolhia a menor.A história correu pelo condado. Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam as duas moedas, e Nasrudin sempre ficava com a menor. Até que apareceu um senhor generoso, cansado de ver Nasrudin sendo ridicularizado daquela maneira. Chamando-o a um canto da praça, disse: - Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a maior. Assim terá mais dinheiro e não será considerado idiota pelos outros. Nasrudin lhe respondeu:- O senhor parece ter razão, mas se eu escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas.O senhor não sabe quanto dinheiro já ganhei, usando este truque. E acrescentou: - "Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente".