segunda-feira, 25 de julho de 2011

MIRAGENS

Folha SP, 250711
”Indústria do país perde de concorrentes
Indicador mostra que Brasil foi o único, entre 13 nações, a apresentar encolhimento do setor no mês passado
Produção industrial brasileira sofre com a forte valorização do real, que é resultado da elevada taxa de juros
ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO

A indústria brasileira tem apresentado o pior desempenho entre os grandes mercados emergentes.
Segundo analistas, a forte valorização do real faz com que os bens fabricados no Brasil fiquem mais caros em relação ao que é produzido fora. Isso torna o setor industrial do país menos competitivo em relação a seus pares.
...
Entre os dez emergentes que estão no G20 (grupo que reúne importantes economias), a produção industrial brasileira em maio só teve desempenho melhor que a da África do Sul (veja mapa).
Registrou expansão em relação ao mesmo mês de 2010 de 2,7%, contra 13,3% da China, 5,6% da Índia, 4,1% da Rússia e 6,3% da Argentina.
...”

“Crescimento do consumo não veio acompanhado da produção

EDUARDO COSTA PINTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A indústria brasileira está numa encruzilhada, pois o crescimento econômico dos últimos anos possibilitou que ela crescesse em termos de produção, mas não o suficiente para acompanhar a expansão da economia como um todo.
Recentemente, pós-crise internacional, inclusive, ela tem perdido posições na corrida devido ao aumento das importações, sobretudo as do dragão chinês, que se tornou a "fábrica do mundo".
...
Houve perda de participação desse setor no PIB (soma de bens e riquezas produzidas do país), de 17,1% no 3º trimestre de 2008, para 15,6% no 1º trimestre de 2011; a indústria importou mais do que exportou, o que fez seu deficit comercial pular de US$ 4 bilhões em 2009 para US$ 30,4 bilhões em 2010; e, de forma geral, importados ganharam mais participação no consumo interno.
...”
Como eu já escrevi aqui, o governo criou um círculo fechado, deu dinheiro para os pobres comprarem mas a indústria não usou parte desse dinheiro para aperfeiçoar produtos ou crizar novos (pesquisa) e o resultado é a estagnação nesse novo patamar, tudo contido além disso pelo famigerado custo Brasil. Na verdade o problema do Brasil são os dragões, dragão da inflação, dragão da corrupção, dragão chines, dragão tributário, dragão dos juros, dragão da incompetência empresarial, etecétera, é uma draganlhada terrível.

O fim do Império Yankie, Barack Hussein Obama, o último césar.

Cadê os cara-pintadas? Ou eles só vão pras ruas quando a GoLoba dá corda neles através de alguma novela?

Divisão do Pará: dizer que vai aumentar a bancada do Pará no Congresso e com isso conseguir mais benefícios para a região não funciona porque com a menor bancada atual vivem desunidos e brigando entre si, se aumentar o numero de representantes (?1?!?!?) vai ter mais briga, mais confusão. A solução não é dividir o estado o que vai gerar mais despesas para o governo federal, a solução é governar para todo o estado do Pará e não só para Belém.

Brasil, campeão militar do mundo.

Geração louva-deus, vivem com uma geringonça eletrônica nas duas mão na frente do focinho. E o pior é que tem muito velho contaminado. Isso é alienação, escapismo, tanto quanto drogas alucinógenas, é o crakc virtual.