quinta-feira, 1 de março de 2012

ARQUITETURA FUNCIONAL

(REDUNDÂNCIA)

"O único ponto de partida possível para a criação é a vida moderna. Todas as formas devem estar em harmonia com as novas exigências do nosso tempo. Nada que não seja prático poderá ser belo - Otto Wagner, 1894". (O Oscar Nimy não seguiu essa orientação).
...
Numa promoção do Consulado Geral da Áustria no Rio de Janeiro, estará sendo inaugurada no dia 28 de fevereiro, às 12h30m, no Museu Histórico Nacional, a exposição "Otto Wagner", que, a partir de painéis fotográficos, divulga a obra de um dos mais importantes arquitetos europeus do início do século XX.
Otto Wagner nasceu em Viena, em 13 de julho de 1841, e faleceu na mesma cidade em 11 de abril de 1918
...
No período de Otto Wagner, Viena foi o "palco das experiências para o modernismo" produzindo na virada do século , em 1900, um "clima" especial para o novo desenvolvimento na área da música, da pintura, da filosofia, da física, da psicologia e da arquitetura. Cientistas e artistas mundialmente famosos como Ludwig Boltzmann, Sigmund Freud, Mahler, Klimt e Otto Wagner criaram linhas de estilos progressivos e únicos e ideologias , que foram a base para muitos desenvolvimentos posteriores nas diversas áreas , que até hoje são de grande interesse e popularidade para muitos.” (museuhistoriconacional)

(Será que até a "Semana de arte moderna de 1922" foi "inspirada" nessas experiências? Mais uma modernidade tardia? Ao contrário dos 3 mosqueteiros que eram 4, essa semana foi de 3 dias)

“Enquanto arquiteto, Otto Wagner foi autor de inúmeros edifícios de habitação para Viena, dos quais o mais conhecido é a Casa Majolika, construída em 1898, cujo desenho da fachada e respetiva decoração em mosaicos cerâmicos revelam a influência do estilo Arte Nova. Em 1889, este arquiteto juntou-se ao movimento da Secessão Vienense, movimento vanguardista constituído por artistas como Gustav Klimt e pelos arquitetos Joseph Hoffmann e Joseph Olbricht. Um dos seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente foi a Caixa de Aforro Postal de Viena, construída em duas fases, entre 1904 e 1912. Revelando grande simplicidade e linearidade, acentuados pelo emprego de estruturas em ferro com preenchimento em vidro, este edifício destaca-se pelo grande átrio público central que apresenta cobertura em vidro (suspensa por tirantes a partir de altos pilares metálicos) e pavimento em tijolo de vidro que ilumina o piso inferior.” (infopédia)
¨