(REDUNDÂNCIA)
"O único ponto de partida possível para a criação é a vida moderna. Todas as formas devem estar em harmonia com as novas exigências do nosso tempo. Nada que não seja prático poderá ser belo - Otto Wagner, 1894". (O Oscar Nimy não seguiu essa orientação).
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Numa promoção do Consulado Geral da Áustria no Rio de Janeiro, estará sendo inaugurada no dia 28 de fevereiro, às 12h30m, no Museu Histórico Nacional, a exposição "Otto Wagner", que, a partir de painéis fotográficos, divulga a obra de um dos mais importantes arquitetos europeus do início do século XX.
Otto Wagner nasceu em Viena, em 13 de julho de 1841, e faleceu na mesma cidade em 11 de abril de 1918
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No período de Otto Wagner, Viena foi o "palco das experiências para o modernismo" produzindo na virada do século , em 1900, um "clima" especial para o novo desenvolvimento na área da música, da pintura, da filosofia, da física, da psicologia e da arquitetura. Cientistas e artistas mundialmente famosos como Ludwig Boltzmann, Sigmund Freud, Mahler, Klimt e Otto Wagner criaram linhas de estilos progressivos e únicos e ideologias , que foram a base para muitos desenvolvimentos posteriores nas diversas áreas , que até hoje são de grande interesse e popularidade para muitos.” (museuhistoriconacional)
(Será que até a "Semana de arte moderna de 1922" foi "inspirada" nessas experiências? Mais uma modernidade tardia? Ao contrário dos 3 mosqueteiros que eram 4, essa semana foi de 3 dias)
“Enquanto arquiteto, Otto Wagner foi autor de inúmeros edifícios de habitação para Viena, dos quais o mais conhecido é a Casa Majolika, construída em 1898, cujo desenho da fachada e respetiva decoração em mosaicos cerâmicos revelam a influência do estilo Arte Nova. Em 1889, este arquiteto juntou-se ao movimento da Secessão Vienense, movimento vanguardista constituído por artistas como Gustav Klimt e pelos arquitetos Joseph Hoffmann e Joseph Olbricht. Um dos seus trabalhos mais conhecidos internacionalmente foi a Caixa de Aforro Postal de Viena, construída em duas fases, entre 1904 e 1912. Revelando grande simplicidade e linearidade, acentuados pelo emprego de estruturas em ferro com preenchimento em vidro, este edifício destaca-se pelo grande átrio público central que apresenta cobertura em vidro (suspensa por tirantes a partir de altos pilares metálicos) e pavimento em tijolo de vidro que ilumina o piso inferior.” (infopédia)
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