“São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2012 FOLHA DE S.PAULO. Foco. Pegada ecológica do Brasil supera a da China e a da Índia. DE BRASÍLIA. A pegada ecológica do Brasil é maior que a média mundial e maior que a de todos os países do grupo Brics exceto a Rússia (o grupo inclui China, Índia e África do Sul). Os dados são do Relatório Planeta Vivo 2012, divulgado pela ONG WWF com a participação do astronauta holandês André Kuipers. Pegada ecológica é a quantidade de hectares necessária para suprir as necessidades de consumo de cada ser humano versus a capacidade de regeneração da Terra. ...”
“Segundo o relatório, os 10 países com maior pegada ecológica são o Qatar, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Dinamarca, Estados Unidos, Bélgica, Austrália, Canadá, Holanda e Irlanda.”
Essa “pegada” varia de acordo com a área, a produção e consumo da população residente, mas não considera quanto dessa produção vai para suprir as necessidades de outros países, senão a pegada do Brasil seria menor ainda. Ou seja, os países mais ricos “pisam” no território dos outros países para diminuir o tamanho da pegada deles. Entendeu? Nem eu. Portanto essas ONGs deviam parar de encher-o-saco dos brasileiros e ir fazer pressão contra os países que já devastaram seus territórios, para que os recuperassem.
Quantas maneiras há de publicar uma notícia?