Será que na favela da novela só tem branco?
""Recentemente, encontrei uma foto minha no Facebook, sem nenhuma menção à autoria, mas com centenas de comentários. Ninguém ali se perguntava quem fez a foto.
Pois ela foi feita há cerca de dez anos para a Folha de S. Paulo e até hoje recebo pedidos do mundo inteiro para reproduzi-la em livros, revistas e material didático. Devo muito a ela. Projetou meu trabalho, me deu prêmios, me levou a exposições aqui e no exterior. Mas o fato é que a imagem me fugiu do controle.
Em 2007, ela foi mostrada na Tate Modern, em Londres, em uma exposição chamada Cidades Globais. Era o cartaz, o convite, o fôlder, o cartão-postal e até o crachá da exposição, que incluía gente como o fotógrafo alemão Andreas Gursky. Fui convidado para a abertura, mas fiquei num hotel inferior e isolado. No dia do evento, descobri que havia um jantar de comemoração, para o qual eu não tinha sido chamado. Foi o artista turco Hüseyin Alptekin que disse: “Se o Tuca não for, eu não vou”. O constrangimento foi geral.
O cara que fez a imagem emblemática da exposição não tinha o status de artista. Exibida num enorme banner no Turbine Hall, a foto possuía ali um caráter mais ilustrativo, diferente das obras de arte, imaculadas, com suas legendas e cordinhas para afastar o público. Foi quando percebi que olhavam para essa foto como se não houvesse um autor. A foto era importante, mas eu não. Comecei a ser apresentado como “Tuca, the guy who took that picture”".
http://www.tucavieira.com.br/A-foto-da-favela-de-Paraisopolis
Retrato do Brasil, um país do futuro, um país de contrastes, uma Belíndia, um Haitíndia, eterna colônia.
Essas fotos não são bastardas, elas tem dono:
Tuca Vieira.
http://www.tucavieira.com.br/
Pelo menos umas fotos em comum.
Antigas barraquinhas da feira da Torre de TV de Brasília.
(fotos Cabano, 24OUT09)
Trocaram o Juca Barbosa pelo Luca Fachinha. azar do povo brasileiro.
E a doleira ladra cantou na CPIlária, quem manda o esclerosado Suplicy dar o exemplo e acharem engraçadinho...