sexta-feira, 28 de julho de 2017

BELÉM ANTIGA


Edifício Piedade, Belém, Pará.

(Cabano, (foto TV)


"Dá para incluir Temer no Programa de Desligamento Voluntário do governo?

Leonardo Sakamoto 27/07/2017 10:44

O governo federal anunciou um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) de servidores públicos com o objetivo de cortar cerca de R$ 1 bilhão por ano em folha de pagamento. Mais uma vez o poder público federal demonstra ser insensível às necessidades do país e produz uma proposta frustrante, uma vez que a ação é limitada a funcionários públicos concursados do poder executivo federal. Ou seja, deixa de fora quem está queimando loucamente o dinheiro do contribuinte: o próprio Michel Temer."

https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2017/07/27/da-para-incluir-temer-no-programa-de-desligamento-voluntario-do-governo/


"Torquato: sem recursos, PF terá que "selecionar operações mais importantes"

"É possível que falte dinheiro para algumas ações. Poderá implicar em processos seletivos de ações, não realizar todas as operações ou não realizar em suas extensões totais", disse o ministro da Justiça"

Desenhando:

Só serão realizadas as operações que não atinjam os corruptos como Temer, Sarney, Renan, Maia, etc. 

A missa de sétimo dia da Lava-jato será marcada brevemente.

Todo mundo sabe que o Temer nomeou o Torquato para defender o Temer e seus asseclas corruptos como o presidente, Sarney, Renan, Jucá, Barbalho, tem mais de 400 investigados no Congresso.

Vaga-lume.


In A Flash: Firefly Communication


https://www.youtube.com/watch?v=RpywSqvXDqc



Claro, ele governa para os corrupto e não para o povo.

Memórias de Belém - A belle-époque

https://www.youtube.com/watch?v=OVRD4P03UK4

Os Zeppelins de Igarapé-Açu/PA

https://www.youtube.com/watch?v=8BccZocrktk#t=8.365317

Os Zeppelins de Igarapé-Açu/PA

https://www.youtube.com/watch?v=8BccZocrktk#t=8.365317


Ônibus Zeppelin na av Eduardo Ribeiro em Manaus, anos 40, encomendado em Belém, com capacidade para 70 passageiros (fonte: LexiCar Brasil Manaus de antigamente)
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/5d/0a/6f/5d0a6f1e940775fa04d9cb39d82482c7.jpg

Ônibus Zepelim ─ hemeroteca virtual de José Maria de Castro Abreu Júnior

https://fauufpa.org/2013/12/25/onibus-zepelim-%E2%94%80-hemeroteca-virtual-de-jose-maria-de-castro-abreu-junior/

O ÔNIBUS ZEPPELIN NO BRASIL
https://www.ideafixa.com/oldbutgold/o-onibus-zeppelin-no-brasil


As marchinhas de carnaval no rádio e o Zepelin belenense

“O historiador Carlos Rocque relembra de um carnaval na década de 50, que a PRC –5, Rádio Clube do Pará, “A voz que fala e canta para a planície ”, executava uma marchinha de carnaval, um grande sucesso na época, de autoria de Clodomir Colino:

Mamãe, eu quero, eu quero,
Andar de zepelim
Com tanta mulher boa
Dando sopa, está pra mim.
Todo Domingo, já é demais
O movimento na linha de São Braz
E a gente pra cá, é gente pra lá,
E a aeromoça não se cansa de cobrar.
Õ!......


Essa marchinha tocava nos famosos bailes de carnaval e fazia referência ao fato de andar de zepelim em Belém, que era um ônibus construído no modelo de avião.
Clóvis Ferreira foi o responsável pela instalação do Zepelim, que tinha carroceria de madeira, ferro e flandes, todo pintado na cor de alumínio. Montado sobre chassis e motor ”White”, importado dos Estados Unidos.

O Zepelim não tinha nenhuma influência da tecnologia ou indústria do Sul do país, sendo a sua tecnologia genuinamente paraense. O interior do zepelim era de couro e acolchoado, com bancos confortáveis e sofisticados. E no lugar do cobrador, tinha a “aeromoça”.
Foram construídos cinco ônibus Zepelins, absolutamente iguais. Um sucesso total, utilizado como veículo de passeio para jovens e crianças de Belém. O percurso da linha era privilegiado, percorrendo de São Braz ao Ver-o-Peso.

No início dos anos 60, os ônibus foram vendidos juntamente com a empresa Viação Sul Americana. Com essa venda, desapareceram a tradição e qualidade dos veículos.
ROCQUE, Carlos. Artigo publicado na coluna Memória: “Os zepelins de Belém”. Caderno de Cultura do Jornal “A Província do Pará”. 4 de janeiro de 1998, p. 06.”

Os ômbus zeppelin não tinham para-xoques nem espelhos retrovizores, obiservou? Todos êles eram pintados de sinza, é qlaro. Ésa foto foi atirada no Ver-o-pêso, em Belém, PA, pela antiga revista LIFE. Avia alguma qutura em torno dêses ômbus. Se não fôse o qazario antigo no fundo, dir-se-ia que é um senário futurista, de fiquisão sientífiqa retrô. Esa qobertura asima do zeppelin eram xamadas "clipper" onde os sidadãos fiqavam abrigados do sol e da xuva para esperar o ômbus zepp e embarqar sem se molhar.


Tucuruí Forever - memórias e imagens

http://tucurui-forever.blogspot.com.br/2009/12/



Fragmentos de Belém: uma antologia da cidade

http://fragmentosdebelem.tumblr.com/page/43

Bonde para Cascadura, Rio.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/88/90/16/889016f33e7045f002fa088f94697b62--bonde-carnaval-rio.jpg

Jacaré engole peixe.
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/600x315/6e/54/a4/6e54a4ca3aee1e9d2ca9a96721c782a6.jpg

Tartaruga em cima de jacaré.
http://www.inspirefusion.com/media/2013/turtle_riding_alligator.jpg


Experiência do moderno em Belém.
http://www.nomads.usp.br/virus/virus12/?sec=4&item=11&lang=en


Casas e palacetes de Belém.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1203921&page=8


LIFE The 60’s


Ataque de tartarugas



São Paulo, revista LIFE, 1947