quarta-feira, 5 de maio de 2010

AFORISMOS

do Oscar Wilde:

"A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre."

"A história da mulher é a história da pior tirania que o mundo conheceu: a tirania do mais fraco sobre o mais forte."

"Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."

"Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza."

"Meus gostos são simples: prefiro o melhor de tudo."

"Um homem deve dar toda importância a escolha de seus inimigos: eu não tenho um só que não seja idiota."

"O maior castigo que o destino aplica ao homem casado é ver que sua mulher sempre acaba por se parecer com sua sogra."

"A alma nasce velha e se torna jovem. Eis a comédia da vida. O corpo nasce jovem e se torna velho. Eis a tragédia da alma."

"É absurdo dividir as pessoas em boas e más. As pessoas ou são encantadoras ou são aborrecidas."

"A melhor maneira de começar uma amizade é com uma boa gargalhada. De terminar com ela, também."

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

“Sou contra os noivados muito prolongados. Dão tempo às pessoas para se conhecerem melhor, o que não me parece aconselhável antes do casamento.”

“A felicidade do homem casado depende das mulheres com quem não se casou.”

“Devia-se estar sempre apaixonado. É a razão pela qual nunca nos devíamos casar.”

“O matrimônio é uma experiência, e cada experiência tem o seu preço.”

"Wilde, acostumado às mais finas iguarias, teve sua personalidade completamente arruinada na prisão. As palavras de um dos presos, que o olhava com curiosidade numa fila do cárcere, descreviam muito bem a situação do escritor dentro da prisão: "É pior para pessoas como você do que para pessoas como nós."
Aqostumado também a tiradas sarqástiqas e ferinas sobre os outros, aqabou ouvindo esa aí de um qolega de qadeia.

Dizem ainda que ao elojiar um dito de alguém êle dise “Eu gostaria de ter dito isso.” E o interloqutor teria respondido “Você dirá, Oscar, você dirá.”, em razão de que o Oscar Wilde tinha uma serta fama de plajiar algumas qoizas de outros autores. Se não me engano o Balzac já tinha utilizado a idéia báziqa do retrato de Dorian Gray, por ezemplo.

§ § §

outros de outros:

Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento. (Machado de Assis)

Meu conselho é que se case. Se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo. (Sócrates)

No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam. (Carlos Drummond de Andrade)

Casar-se significa duplicar as suas obrigações e reduzir a metade dos seus direitos. (Arthur Schopenhauer)

Se os esposos não vivessem juntos, haveria mais matrimónios felizes. (Friedrich Nietzsche)

O arqueólogo é o melhor marido que uma mulher pode ter; quanto mais velha ela fica, mais interesse ele tem por ela. (Agatha Christie)

Antes do matrimónio tende os olhos abertos, no matrimónio, depois, fechem-nos um pouco. (William Shakespeare)

Uma boa esposa é um grande consolo para o homem em todos os contratempos e dificuldades - que ele nunca haveria de ter se tivesse continuado solteiro. (George Bernard Shaw)

Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma: - Eu, hein?... nem morta! (Luís Fernando Veríssimo)

Deve respeitar-se o casamento enquanto é um purgatório, e dissolvê-lo quando se tornar num inferno. (Erasmo)

O casamento é um destino pobre para uma mulher. (Jorge Luis Borges)

Todo o divórcio começa mais ou menos ao mesmo tempo que o casamento. O casamento talvez comece algumas semanas mais cedo. (Voltaire)

O casamento é o túmulo do amôr. (Casanova, Casanueva, Newhouse, Maison-nouveau)