sábado, 2 de junho de 2012

ADEUS, GAROTA

“A garota do adeus (The goodbye girl, 1977)

Paula McFadden (Marsha Mason) é uma ex-dançarina, que vive com sua filha Lucy (Quinn Cummings). Um dia, ao chegar em casa, ela descobre que seu namorado Tony DeForrest, que é ator e com quem também vive, a deixou para rodar um filme de Bernardo Bertolucci na Europa. Para piorar a situação, Tony sublocou o apartamento em que Paula e Lucy vivem para outro ator, Elliot Garfield (Richard Dreyfuss), que foi contratado para estrelar uma adaptação de "Ricardo III" em um teatro off--Broadway. Quando Elliot chega Paula não permite que ele entre no apartamento, mas logo eles entram em acordo e passam a dividir o local. Porém as excentricidades de Elliot e o mau humor constante de Paula são uma ameaça à boa convivência entre eles.”

“Inicialmente o filme seria intitulado "Bogart Slept Here", com Mike Nichols como diretor e Robert De Niro como ator principal. Porém diferenças artísticas fizeram com que tanto Nichols quanto De Niro deixassem o projeto duas semanas antes do início das filmagens. Jack Nicholson, James Caan e Tony Lo Bianco estiveram cotados para interpretar o personagem Elliot Garfield. Richard Dreyfuss declarou que se baseou em seu amigo Harlan Ellison para compôr o personagem Elliot Garfield. Marsha Mason basicamente interpretou a si mesma em A Garota do Adeus, já que Neil Simon, roteirista do filme, declarou que baseou o roteiro na história de seu casamento. Simon e Mason foram casados entre 1973 e 1981. Ao ganhar o Oscar de melhor ator por A Garota do Adeus Richard Dreyfuss tornou-se o vencedor mais jovem desta categoria. Na época ele tinha 29 anos.” (fonte: adorocinema)

(o filme é colorido)

A propósito da frase “minha casa é meu corpo”, nesse filme tem uma frase que é “meu corpo é um templo e eu o estou adorando” numa cena em que o Eliot está fazendo um lanche com leite e cereais. Pelo menos assim entendeu o tradutor e falou o dublador. Realmente, o corpo e a mente são nossos maiores patrimônios e temos que cuidar bem deles para podermos aproveitar as coisas boas da vida.