sexta-feira, 15 de junho de 2012

BRASEIRO, BRASIL

“14/06/201212h51

Para porta-voz da Rio+20, países vão negociar até o último momento; transferência de recursos e tecnologia bloqueia a pauta

Maria Denise Galvani

Do UOL, no Rio

Há uma tendência recente na diplomacia de as delegações levarem os debates até o último momento, na tentativa de obter uma resolução mais favorável.

As questões bloqueando o avanço das negociações na Rio+20 dizem respeito a meios de implementação – que tipo de transferência de tecnologia ou de apoio financeiro deve haver entre os países – e à formulação do conceito de “economia verde”, que pode começar a fazer parte do vocabulário de programas e acordos no âmbito das Nações Unidas. ... Na sexta-feira (8), o jornal inglês "The Guardian" divulgou o rascunho do documento sob negociação e revelou que apenas 20% do texto está fechado. Na maior parte do documento, há discordâncias sobre a redação do texto, em sua maioria opondo os países do G77, o bloco dos países em desenvolvimento, onde está o Brasil, aos europeus, japoneses ou americanos. ...”


“São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2012 FOLHA DE S.PAULO

Rio+20

Plano da Petrobras aumenta investimento em energia suja

Na contramão das discussões da conferência, estatal reduz participação de fontes renováveis

Fatia de investimentos em biocombustíveis, como etanol e biodiesel, cai de 2% para 1,6% no período de 2012 a 2016

DENISE LUNA

DO RIO

Em plena realização da Rio+20, conferência da ONU que tem entre seus objetivos encontrar formas de reduzir as emissões de gás carbônico na atmosfera, a Petrobras anunciou ontem um plano de negócios que aumenta os investimentos em combustível fóssil (petróleo e gás) e reduz na área de biocombustíveis (etanol e biodiesel). ...”

Enquanto o petróleo estiver rendendo bilhões, não tem jeito, a poluição e a fritura do planeta vai continuar.


“São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2012 FOLHA DE S.PAULO

Junta Militar egípcia assume Legislativo

Supremo Tribunal anula eleições parlamentares e aumenta a tensão na antevéspera de eleições presidenciais

Decisão judicial contraria a Irmandade Muçulmana, que tenta eleger presidente do país no segundo turno

MARCELO NINIO

ENVIADO ESPECIAL AO CAIRO

Numa ação que cria novas dúvidas sobre a conturbada transição democrática no país, a Junta Militar do Egito assumiu ontem o Poder Legislativo, depois que a Suprema Corte decretou a dissolução do Parlamento. ...”

A primavera árabe da África nunca teve flores, só espinhos.