quinta-feira, 26 de setembro de 2013

SIVAM PÓS-GUERRA

A UKUSA Alliance, formada em 1948 foi o início da espionagem geral dos yankies, oficialmente com o motivo de prevenir qualquer ameaça global, formada inicialmente por EUA e Grã Bretanha aos quais se juntaram depois Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Hoje, é claro, foi ampliada e multiplicada várias vezes com as modernas tecnologias.

Portanto, se eu sei disso, a mérdia e a Dil-má já sabem há muito tempo, essa estória de indignação é, talvez, combinada com o Obama como peça de campanha eleitoreira da Dil-má e a mérdia colaborando entusiasticamente.

“Echelon Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Radomos na base RAF Menwith Hill, localizada em Harrogate, Reino Unido.

Echelon é o nome pelo qual é mais conhecido um projeto secreto de SIGINT. Não existem explicações oficiais sobre a função que desempenha. Alguns estudiosos da área afirmam que serve para a interceptação mundial de telecomunicações (internet, fax, telemóvel) encabeçado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, com a colaboração de agências governamentais de outros países (Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia), para analisar as comunicações a nível mundial, com o objectivo de procurar mensagens que representem ameaças à segurança mundial. Há também indícios de que o sistema tenha sido usado para a prática de espionagem comercial.

O sistema foi estabelecido , após a Segunda Guerra Mundial, no âmbito do que é conhecido como UKUSA Agreement ("Acordo Reino Unido-Estados Unidos") e é administrado conjuntamente pelos serviços de informação dos estados membros do Acordo, a saber: NSA (National Security Agency) dos Estados Unidos, o principal contribuinte e utilizador; GCHQ (Government Communications Headquarters) do Reino Unido; CSTC (Centre de la sécurité des télécommunications Canada); DSD (Defence Signals Directorate) da Austrália; GCSB (Government Communications Security Bureau) da Nova Zelândia.

Embora o Echelon tenha sido originalmente concebido como uma rede de espionagem internacional, já em 1999 os membros do Congresso dos Estados Unidos discutiam a possibilidade de que o sistema pudesse ser usado também para espionar os cidadãos americanos.

No final de janeiro de 2006, a Electronic Frontier Foundation, uma entidade ligada à defesa das liberdades no mundo digital, iniciou uma ação judicial contra a operadora telefônica norte-americana AT&T, por sua suposta colaboração com o Echelon“. (wikipédia)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Echelon

Eu tomei conhecimento disso em 27/02/99.

Já teve o “Projeto RADAM", também.

(mapa: Landesamt für Verfassungsschutz Baden-Württemberg, publicado aqui: http://www.fas.org/irp/program/process/echelon.htm)