sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
CEMITÉRIO BRANCO
“...
VEJA: Brasília, cidade feita para o automóvel, já foi descrita como a glória e o túmulo do modernismo. Qual a sua opinião?
PAUL GOLDBERGER: Brasília tem boa arquitetura e terrível urbanismo. Oscar Niemeyer foi um discípulo de Le Corbusier, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Mas Le Corbusier era um urbanista horroroso. Ele percebeu o efeito profundo que o automóvel teria nas cidades, e entendeu que o melhor a fazer era destruir a cidade tradicional e construir uma cidade nova, inteiramente a serviço do automóvel. Isso não funciona. Qualquer lugar em que você precisa dirigir o tempo todo não é, a meu ver, uma cidade bem resolvida. Niemeyer é um dos mais importantes arquitetos do século XX. Fez prédios maravilhosos. Mas o plano urbano de Brasília não funcionou. Sei que o desenho urbano é de Ludo Costa, mas entendo que era muito consistente com aquilo que Niemeyer queria. Digamos que em Brasília o arquiteto se saiu bem, mas o urbanista não.”
(Paul Goldberger, arquiteto yankie, para a revista Veja)
Com esses engarrafamentos, Brasília não foi feita nem pra gente nem pra carro.
¨