sábado, 18 de outubro de 2014

OS CARAS DE CERA

A coisa mais longe da fé, é o Círio de Nazaré. Rimou!

A procissão da Cera é uma escola de samba, tem de tudo, berlinda (carro alegórico), destaque (a santinha), foguetório, adereços de cabeça (maquetes de promesseiros), fantasias ( pagamento de graças recebidas pelos promesseiros), etc.

A Fafá de Belém de túnica jurumum é véu na cabeça é a vestal da Cera.

O "Varanda do Círio" não é o Círio dos paraenses, é o Círio do Bradesco (é realizado numa agência desse banco), da UNICEF, dos "artistas" golobais todos recebendo cachê para se abalar até lá (não sei como não colocaram um "outdoor" do "Criança esperança"), é o Círio comercial, golpista, de interesses financeiros. É o Círio das figura famosas e dondocas da sociedade:

"Na quarta edição do projeto, a jornalista a socialite Bethy Largadère, o arquiteto Marcelo Rosenbaum, o chef Rodrigo Oliveira, a estilista Lenny Niemeyer, o ator Marcos Palmeira, as atrizes Alexandra Richter e Dira Paes e o empresário José Victor Oliva são alguns dos convidados que assistirão a procissão no camarote, com estrutura organizada num casarão antigo localizado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré."

Olha aí gang comercial por trás dessa pantomima: além do Bradesco, tem a Renault, Bombril, Prefeitura Municipal de Belém, Y. Yamada, Nokia, Claro e Sebrae. Águas Schin, Bauducco, Cerveja Cerpa, Mattel, Padaria Buon Grano e Sorveteria Cairu. A produção do projeto é assinada pela Kaiapó, empresa artística de FAFÁ DE BELÉM, e pela Agência TUDO. Os patrocínios são incentivados pela pródiga Lei Rouanet. E cadê os Maioranas, ficaram fora dessa? Já não são mais os mesmos...

"Agência Tudo.

Com oito anos de atuação e muita história para contar, a Agência TUDO faz parte do Grupo ABC, o maior grupo brasileiro de comunicação e um dos 20 maiores do mundo. Sob o comando de Maurício Magalhães, a TUDO é a Melhor Agência de São Paulo pelo Ampro Globes Awards 2013 e bicampeã como “A Melhor Agência do Ano” na mesma premiação em 2011/2012. Foi ainda eleita a Empresa de Marketing Promocional do Ano pelo Prêmio Colunistas/SP 2012 e recebeu o Caboré em 2011 na categoria Agência de Serviço Especializado.

É uma das agências que mais entende dos diversos “Brasis” dentro de um imenso Brasil, com trabalhos realizados em mais de 120 cidades de 18 estados do país. Possui grande experiência no planejamento e na produção de eventos, ativações e promoções com uma linguagem inovadora e criativa. Com a mesma criatividade também desenvolve trabalhos nas áreas de publicidade, conteúdo e digital.

Fazemos COMUNICAÇÂO. Pensamos na experiência completa da marca, na relação com os consumidores em todos os momentos de contato: antes, durante e depois. Afinal, comunicação é feita de gente para gente."

Ou seja contrataram essa agência publicitária e promotora de eventos de atuação nacional especializada em pegar dinheiro das prefeituras das cidades por todo o Brasil para transformar o Círio do paraenses num produto comercial para vende-lo com festival turístico (que é, na verdade) e atrair turistas. Agora é que os papas não vem mesmo desfilar nas procissões da Cera.

A fé dos católicos é visual.

Antigamente era mais fé e menos comércio.

(foto: Seigo Shinkai, de 1968)


Se convenceram agora de como funciona? Eles dão dinheiro pra todos os partido, quem for eleito, tá no bolso deles, como elucubrou o filósofo Pau Mauluf: "Em política, feio é perder."

"Dom, 19/10/2014 às 10:00

Cartel da Lava Jato doou R$ 456 milhões

ESTADÃO conteudo

Ricardo Brandt e Valmar Hupsel Filho. Colaborou Daniel Bramatti

As empresas acusadas de formar um cartel para lotear grandes licitações públicas no País, segundo investigação da Operação Lava Jato, doaram R$ 456 milhões a PT, PMDB, PSDB, PSB, DEM e PP nos últimos sete anos, sem fazer distinção entre situação e oposição. Parte do dinheiro foi repassada às legendas em valores fixos e mensais.

Segundo o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, parte desse dinheiro teve como origem esquemas de fraudes em contratos, lavagem de dinheiro e corrupção, e foi parar nas campanhas presidenciais de 2010 do PT e do PSDB. Levantamento feito pela reportagem mostra que o PT e o PSDB, juntos, receberam 55% do total repassado aos seis partidos via diretório nacional. Os R$ 456 milhões que irrigaram as contas dessas legendas de 2007 a 2013 - período que o Tribunal Superior Eleitoral publica para consulta na internet - representam 36% do total doado às seis legendas por pessoas jurídicas em geral, no período."

http://atarde.uol.com.br/politica/noticias/1632251-cartel-da-lava-jato-doou-r-456-milhoes