quinta-feira, 15 de junho de 2017

SE FOSSE NO BRASIL...

"O que se sabe do incêndio no prédio residencial em Londres

Pelo menos 12 pessoas morreram e 74 se feriram em decorrência do incêndio

postado em 14/06/2017 14:10 / atualizado em 14/06/2017 14:41

France Presse O incêndio que destruiu um edifício residencial de 24 andares em Londres, na madrugada desta quarta-feira (14/6), matou ao menos doze pessoas e fez 78 feridos - 18 gravemente - além de vários desaparecidos.

---

O edifício

O edifício, batizado Grenfell Tower, foi construído em 1974. Está localizado no bairro de North Kensington, oeste da capital. Tem 120 apartamento divididos em 24 andares. A torre estava quase completamente calcinada nesta quarta-feira de manhã após ter sido engolida pelas chamas.

O edifício é propriedade da Municipalidade Royal de Kensington e Chelsea. É administrado pela Kensington and Chelsea Tenant Management Organisation, estrutura que administra o parque de habitações populares para a municipalidade do bairro londrino.

Uma reforma, no valor de 8,6 milhões de libras (12 milhões de dólares), terminou em maio de 2016. A empresa Rydon, encarregada da obra, assegurou que a reforma "respondeu a todas as exigências em questão de normas de incêndio, de segurança e de construção".

Tem corrupção lá também, e como tem.

Contudo, no blog grenfellactiongroup.wordpress.com, um coletivo de moradores destaca há anos as carências do sistema de informação e de proteção aos moradores do edifício em caso de incêndio.

Em novembro de 2016, um texto aponta que "apenas uma catástrofe pode demonstrar a incompetência do proprietário e acabar com as negligências observadas no que se referente às regras de segurança".

"Se fizeram de surdos diante de todas as advertências, quando um desastre como este era inevitável", declarou o grupo após o drama.

David Collins, ex-presidente da associação de moradores do edifício disse à AFP que estava chocado, mas não surpreso com a magnitude do incêndio.

"Tínhamos inúmeras preocupações. Sobre a localização dos sistemas de aquecimento, sobre as saídas de emergência e a possibilidade de entrar e sair do edifício, ou sobre a iluminação... Eu mesmo ouvi que os alarmes de incêndio não eram mais ativados", declarou.

Gavin Barwell, ex-ministro da Habitação e atual chefe de gabinete da primeira-ministra Theresa May, havia anunciado a revisão das medidas de segurança em edifícios após um incêndio anterior em Londres, em 2009. Desde então, nenhuma avaliação foi publicada."

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2017/06/14/interna_mundo,602505/incendio-em-predio-em-londres.shtml


"Sobe para 12 os mortos em incêndio em Londres

Ao menos 74 pessoas foram hospitalizadas, 20 delas em estado crítico, e muitas estão desaparecidas, o que pode elevar o balanço de vítimas"