“Compreendendo “a mulher sem orifício” de Chico Buarque. Ou: Esse nem tão obscuro objeto da interpretação
Por: Reinaldo Azevedo 30/06/2011 às 21:31
Bastou eu anunciar que daria uma esculhambadinha no Chico Jabuti por causa de sua “mulher sem orifício”, e lá veio uma chuva de protestos. Que delícia! Há uns 20 anos escrevi, pela primeira vez, que chutar Jesus Cristo era, para muitos, um dever! Mas ai daquele que ousasse falar mal de Che Guevara! Em entrevista publicada hoje na Folha, a filha do assassino deixa claro por que, com efeito, seu pai era superior ao Nazareno! Essa gente não tem limites. A propósito: o cineasta cubano e comunista até debaixo d’água — ou de outro comunista — Henrique Pineda Barnet, que conviveu com Che em Sierra Maestra, atesta que ele tinha orifício. E a vida, por lá, era um “coito permanente na selva”.
...
Acho desnecessário fazer comparações. Os “chicófilos” e “chicólatras” não precisam ficar irritados. Continuo a considerá-lo um bom letrista e um bom sambista. A ruindade de “Querido Diário” nem chega a ser expressão de sua obra. O que faço acima é demonstrar como certos “achados” de alguns intocáveis sofrem a influência de uma cultura nem sempre ao alcance das massas, mesmo as do Complexo Pucusp… Já se demonstrou aqui que a bela canção “Pedaço de Mim”, do próprio Chico, pertenceu antes a Shakespeare…
Então… Acusam-me de ficar pegando no pé de Chico Jabuti. Eu não! Vai ver eu não babo porque prefiro compreendê-lo. Compreender orifícios são ossos do ofício.”
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/compreendendo-%E2%80%9Ca-mulher-sem-orificio%E2%80%9D-de-chico-buarque-ou-esse-nem-tao-obscuro-objeto-da-interpretacao/
Coisas da Democracia do Brasil não é só a bandalheira generalizada do PTLho.
O Partido das Mulheres só tem um parlamentar que é um homem e é líder dele mesmo só, não é líder de nem uma mulher.
Até agora a paliçada que divide a Esplanada se revelou inútil, espera-se que continue assim até o final do evento. Já vi muita coisa na Esplanada, mas curral é a primeira vez.