“Por que o Uber não
vai mais poder operar em Londres
22 setembro 2017
O aplicativo de transportes Uber perdeu a licença
para operar em Londres, um de seus maiores mercados no mundo. A permissão atual
só vale até o dia 30 de setembro.
A licença foi cassada pela Transport for London (TfL), agência
que regula o transporte na capital inglesa - a empresa americana afirmou que
vai recorrer da decisão.
Ainda não está claro até
quando o aplicativo ficará disponível para os cerca de 3,5 milhões de clientes
na capital britânica. A decisão deixou apreensivos os mais de 40 mil motoristas
que trabalham para a empresa em Londres.”
---
Segundo a agência, houve falta de responsabilidade da empresa com "potenciais implicações de segurança e proteção pública". O órgão demonstrou preocupação com a falta de informações de casos de crimes ocorridos dentro dos carros e a forma como a empresa obtém certificados médicos e antecedentes criminais de seus motoristas.
---
Outro motivo apontado pela agência foi o uso do software secreto Greyball, que seria capaz de dificultar a inspeção de autoridades ao aplicativo. Em março deste ano, o jornal americano The New York Times afirmou que a Uber estava usando o programa, que permitia identificar possíveis fiscalizações em regiões em que o aplicativo ainda não era permitido e impedir que agentes conseguissem pedir carros.
---
O aplicativo também enfrenta problemas em outras grandes cidades europeias, como Paris, Bruxelas e Madri.
Em junho de 2014, motoristas de táxi de vários pontos da Europa entraram em greve em protesto contra a "falta de regulação de aplicativos de transporte".
Em setembro do mesmo ano, um tribunal de Frankfurt, na Alemanha, decidiu que a Uber não tinha permissão legal para operar em acordo com as leis do país. A companhia então decidiu retirar seu serviço das cidades de Frankfurt, Hamburgo e Dusseldorf, argumentando que a regulação prejudicou seus negócios.
Uma nova legislação para motoristas na Dinamarca, em 2016, também fez a empresa deixar o país depois de três anos de operação. Em pronunciamento, a companhia afirmou que a regulação do serviço precisava de mudanças.
No começo do ano, o Uber também foi banido da Itália por um tribunal de Roma. A corte seguiu um pedido do sindicato dos taxistas, que alegava "concorrência desleal" por parte da companhia americana. Posteriormente, a decisão foi anulada depois de um recurso da empresa.
---"
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-41355878
"Uber usava app para evitar autoridades em países nos quais era proibido, diz jornal
Empresa utilizava ferramenta Greyball e levantava dados gerados por seu aplicativo para identificar oficiais, de acordo com 'The New York Times'."
https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/uber-usava-app-para-evitar-autoridades-em-paises-nos-quais-era-proibido-diz-jornal.ghtml
“Uber usava app para evitar autoridades em países nos quais era proibido, diz jornal
Empresa utilizava ferramenta Greyball e levantava dados gerados por seu aplicativo para identificar oficiais, de acordo com 'The New York Times'.
Por G1
Atualizado 15/03/2017 10h43
Por anos o Uber tem utilizado no
mundo inteiro ferramentas para evitar fiscalização em países e cidades nos
quais era proibido, afirma reportagem do jornal "The New York Times"
publicada nessa sexta-feira (3).”
"Lição de moral na UBER dentro da OAB RJ
https://www.youtube.com/watch?v=3QJrc6ti9WI&t=255"
O motorista do Uber paga 25% para a empresa, 1/4 do que fatura. É trabalho escravo. E depois se queixam que pagam muito imposto para o governo.