sábado, 15 de março de 2014

VAI ENCARAR?

Carla Karate.

"Carla Ribeiro Testa (Brasília, DF, 1970) é uma lutadora brasileira multicampeã de artes marciais. É também atriz, advogada, apresentadora e mestre em Sociologia Política. Atualmente desenvolve um projeto de motivação pessoal e ministra palestras sobre a matéria. Além disso, vem se empenhando em melhorar a condição do esporte no Brasil." (Wikipédia)

"Você foi uma atleta vencedora no Karate e no KickBoxing. Fale um pouco de sua carreira:

Comecei em 1983, a treinar capoeira, dois anos depois, a convite do Mestre Testa, comecei a treinar Karate. As características físicas minha e dos meus irmãos, grande explosão muscular e força física, nos projetaram nessa modalidade. Somada a ótima orientação técnica do Mestre Testa, em dois anos de prática ganhei o Campeonato Brasileiro da modalidade e, depois de ser campeã da seletiva, fui convocada para a Seleção Brasileira de Karate, pela Confederação Brasileira de Karate. Fico feliz em poder dizer que nos anos em que competi no Karate, integrei o selecionado nacional sempre como titular do meu peso e titular em equipe. Como atleta do Karate conquistei inúmeros títulos, tanto pela World Karate Federation, antiga WUKO, como pela World Karate Organization: tetracampeã Mundial, vice-campeã Mundial no Japão (WUKO), pentacampeã Pan-americana, tricampeã Sul-americana e treze vezes campeã Brasileira.

Em 1990, conheci o Kickboxing através de uma clínica com o Campeão Mundial Profissional Paulo Zorello. No final do ano de 1991, conquistei, em Londres, o título inédito na modalidade de Campeã Mundial de Kickboxing. No Kickboxing também foram vários títulos: campeã Mundial, bicampeã Pan-americana, Sul-americana e hexacampeã Brasileira. Parei de competir em 2004, quando passei a me dedicar ao mestrado na Universidade Federal, a UNB, e ao trabalho no Terceiro Setor.

Você foi a primeira e única atleta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial WAKO, em Londres – 1991. Discorra sobre esta conquista:

Foi uma conquista muito especial. Primeiro, porque, foi meu primeiro título Mundial e depois porque quando chegamos ninguém conhecia a EQUIPE que o Zorello estava levando: eu, Didi, Caio e Jacó. Esse pequeno grupo trouxe duas medalhas: uma medalha de ouro, comigo e uma de prata, com o Didi. Minhas lutas foram aplaudidas. Foi um desafio muito grande, primeiro campeonato de Kickboxing, regras desconhecidas e o visível descaso de outras equipes. Antes de iniciar minha categoria, o Caio foi lutar contra o atleta da Alemanha e foi nocauteado. Ele se levantou depois de alguns minutos, visivelmente desnorteado, o juiz marcou o ponto do alemão e mandou continuar a luta. Chegou a minha vez. Passei o carro em cima da americana, na minha primeira luta e ganhei por nocaute técnico. Minha luta final foi contra uma alemã. Ela entrou com cara de “já ganhei” junto com o técnico, o mesmo que acompanhara o atleta que nocauteou meu amigo. OS DOIS ENTRARAM RINDO. Fiquei com muita vontade de lutar quando vi essa cena, ela não sabe o quanto me motivou. Ganhei por nocaute técnico. Ela virou minha fã. Tirou sua camiseta e me entregou. Uma forma muito especial de homenagear um lutador. Essa medalha foi muito comemorada." (Confederação Brasileira de Kickboxing)

"Tetracampeã Mundial de Karatê - WKO.

Campeã Mundial de Kickboxing - WAKO.

Vice-Campeã Mundial de World Cup Karate - WKF - Japão/1991.

Pentacampeã Pan-Americana de Karatê - WKF/WKO.

Campeã Pan-Americana de Kickboxing - WAKO.

Tricampeã Sul Americana de Karatê - WKF.

Campeã da Battle of Atlanta - 130 lb - NASKA.

Hexacampeã Brasileira - WKF.

Hexacampeã Brasileira de Kickboxing - WAKO.

Nomeada pelo Governo do Distrito Federal no grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito de Brasília - 1993.

Ganhadora do Troféu ABCD como Melhor Desportista do Ano em 1991, 1992 e 1993. Detentora de dezesseis medalhas de ouro em campeonatos mundiais.

Faixa Preta 5° Dan.

Treze vezes campeã brasileira de caratê.

Recordista do Guinness Book of Records 1998 - Livro dos Recordes."

(Wikipédia)