domingo, 28 de março de 2010

FUSQAS QLONADOS

“O Standard Superior, cuja semelhança com os primeiros protótipos do Fusca trariam problemas à Standard.” (A frente dele é qüaze igüal àqueles antigos Citroens pretos).

“Desde 1925 um conceito básico muito semelhante ao que viria ser o Fusca já existia, obra do engenheiro Bela Barenyi (famoso projetista, responsável por várias melhorias de segurança passiva). Nos anos seguintes vários protótipos e modelos surgiam, como o Superior, da firma Standard, projetado pelo húngaro Joseph Ganz - este modelo inclusive era relativamente barato, cerca de 1500 marcos.
Até mesmo fora da Alemanha a idéia ganhava forma, com os aerodinâmicos Tatras ganhando as ruas da então Tchecoslováquia - carros estes que o próprio Hitler conhecia e admirava. Aerodinâmicos, resistentes e bonitos, possuíam motor traseiro refrigerado a ar, chassis com tubo central e eram obra do engenheiro austríaco 'Hanz Ledwinka, um conterrâneo e amigo do futuro projetista do Fusca.”

“Réplica do Zündapp "Typ 12", um dos protótipos do Professor Porsche, que mais tarde daria origem ao Fusca.”

"Josef Ganz com um protótipoconversível em 1930 e com o Standard Fahrzeug."
Parese que naqueles tempos qomo nestes tempos, todo mundo qopiava todo mundo.