"Operação Lava Jato
Moro aceita denúncia e Lula vira réu em ação da Lava Jato
Leandro Prazeres
Do UOL, em Brasília 20/09/201617h51 > Atualizada 20/09/201620h55
O juiz federal Sergio Moro aceitou nesta terça-feira (20) a denúncia feita pelo MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com a decisão, Lula vira réu na Operação Lava Jato. Ele já é réu em outra ação na Justiça do DF.
Também viraram réus a mulher de Lula, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, além do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Fábio Hori Yonamine, Paulo Roberto Valente Gordilho e Roberto Moreira Ferreira.
Para Moro, há indícios de que Lula teria sido beneficiado pelas vantagens pagas pela empreiteira OAS e que sabia que a origem do dinheiro era o esquema de corrupção que desviou recursos da Petrobras. "Luiz Inácio Lula da Silva seria beneficiário direto das vantagens concedidas pelo Grupo OAS e, segundo a denúncia, teria conhecimento de sua origem no esquema criminoso que vitimou a Petrobras", disse o juiz em seu despacho.
Na última quarta-feira (14), o MPF denunciou Lula e mais outras sete pessoas por crimes investigados pela Lava Jato.
Apesar de receber a denúncia contra Lula, Moro diz em seu despacho que as provas apresentadas pelo MPF de que Lula tinha conhecimento e fazia parte do esquema "criminoso" que atingiu a Petrobras são "questionáveis".
Certamente, tais elementos probatórios são questionáveis, mas, nessa fase preliminar, não se exige conclusão quanto à presença da responsabilidade criminal, mas apenas justa causa."
Sérgio Moro, juiz do MPF-PR
---"
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/09/20/moro-aceita-denuncia-e-lula-vira-reu-em-acao-da-lava-jato.htm
O juiz Sérgio Moro. / F. R. POZZEBOM (AG.BR)
E O RENAN???
"Blog do Reinaldo Azevedo
Mais do que inelegível, Lula pode é ser preso em 2018. Veja por quê Se ex-presidente for condenado em segunda instância no processo em questão e se STF mudar jurisprudência, é grande a possibilidade do regime fechado
Por: Reinaldo Azevedo 20/09/2016 às 23:33
Segundo levantamento já feito pela Folha, Sérgio Moro tem demorado, em média, seis meses para tomar uma decisão. Caso condene Lula, é certo que a defesa vai recorrer ao Tribunal Regional Federal. Nesse caso, as sentenças têm demorado coisa de um ano.
Digamos que tais prazos sejam cumpridos e que uma eventual condenação do petista seja confirmada pelo colegiado, em segunda instância. Chegar-se-ia a essa etapa em março de 2018.
---"
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mais-do-que-inelegivel-lula-pode-e-ser-preso-em-2018-veja-por-que/
(Cabano)
Botaram um caixote de batatas para o Temer falar na ONU e mesmo assim quase que ele desaparece atrás do balcão.