quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

BRASIL ATRAENTE

“05/12/2011 - 18h51
Governo é o maior financiador das multinacionais do carro no Brasil
PEDRO KUTNEY
Especial para UOL Carros
Linha de montagem do EcoSport em Camaçari (BA): um grande negócio para a Ford
No momento em que a indústria automotiva (fabricantes de veículos e componentes) se prepara para fazer investimentos que podem passar de R$ 65 bilhões nos próximos cinco anos, seria o caso de se perguntar de onde virá todo esse capital. As empresas dizem que parte virá do próprio caixa e de bancos internacionais -- provavelmente, a menor das partes, dado o cenário internacional adverso.

O que as corporações envolvidas não gostam de comentar é que o maior volume, com raríssimas exceções, virá de fontes públicas, seja por meio de financiamentos de bancos públicos, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ou pela oferta de generosos incentivos orçamentários e tributários, dos governos estaduais e federal.

Basicamente, isso quer dizer que o Brasil está pagando para que essa indústria cresça aqui. Portanto, a discussão passa, ou deveria passar, sobre quanto incentivo deve ser concedido para que essas empresas façam investimentos no país. É nesse ponto que surge o problema da falta de transparência com o uso de dinheiro público (ou seja, de todos nós) para financiar empreendimentos privados.
...”

Realmente, o Brasil atrai muitos investimentos estrangeiros, mas assim...
Continua sendo basicamente um quintal.
¨