quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SENSO DIMENSIONAL

“IDG NOW 07 de dezembro de 2011

Mulheres podem melhorar senso espacial jogando videogame, diz estudo

Por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

Publicada em 26 de outubro de 2007 às 11h47
Atualizada em 26 de outubro de 2007 às 12h52

São Paulo - Estudo mostra que depois de jogar videogame, mulheres podem se sair tão bem quanto homens em tarefas como ler mapas e dirigir.
Pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram que a diferença entre homens e mulheres para desempenhar tarefas que exigem habilidades espaciais se reduzem significativamente depois que grupos dos dois sexos jogam videogame por algumas horas.

O estudo sugere que os jogos de videogame de ação podem ser usados para melhorar as habilidades espaciais essenciais ao dia-a-dia como ler um mapa ou dirigir um carro.

Segundo o pesquisador Jing Feng, autor do estudo, as mulheres não se saem tão bem na hora de trocar a atenção entre diferentes objetos quanto os homens, o que afeta seu desempenho em tarefas espaciais.

Porém, o estudo revela que após jogar algumas horas de videogame, as mulheres podem se igualar aos homens neste tipo de tarefa.

O estudo revelou ainda que a melhoria em performance obtida após 10 horas de jogo se manteve após cinco meses.

A teoria do professor Ian Spence a respeito do fenômeno é que a experiência com o videogame ativa genes que controlam o desenvolvimento das conexões neurais necessárias à atenção espacial.

Uma aplicação importante seria a possibilidade de atrair mais mulheres para as áreas de ciências matemáticas e engenharia, já que as habilidades espaciais são importantes nessas áreas, segundo os cientistas.”

” A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas implicações para Educação
Autora: Maria Clara S. Salgado Gama ©
Doutora em Educação Especial pela Universidade de Colúmbia, Nova Iorque
...
Inteligência espacial - Gardner descreve a inteligência espacial como a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.

...“ (homemdemello)

“...
Ler mapas e se situar exigem boa orientação espacial. Desde os tempos mais remotos, a orientação espacial masculina se desenvolveu de modo a que os caçadores pudessem avaliar a velocidade, direção e distância da caça calcular quanto precisariam correr para alcança-la e que força empregar para matá-la com uma pedra ou uma lança. Nas mulheres, esta capacidade é encontrada em ambos os hemisférios, mas não tem uma localização específica e mensurável. Por isso, apenas dez por cento delas têm boa ou excelente orientação espacial.

O que vem a ser habilidade espacial? É a capacidade de formar no cérebro imagens que correspondam à realidade em tamanho, posição, volume, movimento e aspecto. Inclui também ser capaz de imaginar um objeto se deslocando no espaço, percorrer caminhos vencendo os obstáculos e ver as coisas em uma perspectiva tridimensional.

No homem, a orientação especial é uma função específica localizada em pelo menos quatro pontos da parte frontal do hemisfério direito do cérebro.

No cérebro masculino, existe uma área específica para a habilidade espacial, fazendo com que a maior parte dos homens e meninos sejam bons em qualquer atividade ligada a ela e busquem, em geral, carreiras e esportes em que precisem utilizar este talento. No homem, esta é também a área da resolução de problemas.

Hoje em dia, o homem não precisa mais caçar o que come. Então, utiliza sua boa orientação espacial no golfe, nos jogos de computador, no futebol, no jogo de dardos e em outras atividades onde haja perseguições e um alvo a ser atingido.

A mulher é cerca de 3% superior ao homem em inteligência (!!??), apesar de Ter o cérebro um pouquinho menor. Mas, quando se trata de resolver quebra-cabeças, a supremacia masculina é indiscutível.

...” (Bete D’Elia)
¨