sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

MEXE, REMEXE E CAI

Tá explicado.

Esses são os famosos edifícios balança, mas... cai.


Foto da década de 1950 do edf. Liberdade, à esquerda, visto do largo da Carioca.



Acrescentaram peso à fachada frontal do prédio e na fachada lateral onde não é permitido ter nada, por lei, foram feitas muitas mais alterações como abertura de dezenas de janelas e até um recuo para um poço de ventilação.

Quais são os próximos a “sentar” sobre si? É, porque deve haver centenas de edifícios em cidades do Brasil nas mesmas condições desse aí que não suportou tantas alterações em seu projeto original. Milagre foi não ter desabado antes e matado mais gente. Essa foi a melhor implosão já vista e sem gastar 1 bomba sequer. Pra variar não vão encontrar nem um culpado para TENTAR incriminar e TENTAR punir, a culpa foi do prédio.

A prefeitura de São Paulo não fiscaliza essas obras?

Há uma correção a fazer: esses edifícios mais antigos eram construídos sem cortar custos no quesito segurança, gastavam muito cimento mesmo, as paredes eram uma enormidade de grossas, tanto que as empresas de demolição-implosão de vez em quando passam vexame por não conseguirem derrubar totalmente essas construções mais antigas. Foi por isso que esse edifício resistiu a tantas agressões à sua integridade. Hoje a construção dos edifícios usam 1 parte de cimento para 9 de areia, exagerando um pouco para dar ênfase a gravidade da engenharia nos tempos modernos.

(fotogramas: Jornal da Band, 270112)

http://videos.band.com.br/Exibir/Policia-ouve-trabalhadores-do-edificio-que-desabou-no-RJ/2c9f94b4351f68ca0135213ab70003a6?channel=587
¨