“São Paulo, segunda-feira, 09 de janeiro de 2012 FOLHA DE S.PAULO
Estudo questiona por que homem é bípede
Cientistas britânicos colocam em xeque hipótese de que a postura ereta surgiu para evitar superaquecimento do corpo
Teoria só faria sentido se o hominídeo tivesse poucos pelos, o que deve ter ocorrido após andar bípede surgir
REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE “CIÊNCIA E SAÚDE”
Dois cientistas britânicos usaram um punhado de equações para colocar em xeque uma das hipóteses mais aceitas para explicar por que, afinal de contas, os ancestrais da humanidade adotaram a locomoção bípede.
...”
Porque o Homem anda sobre duas patas em vez de duas? Oras, porque lá um belo dia, por acaso, nasceu um macaco com pernas mais longas e como era muito difícil andar de quatro, passou a andar de dois e isso trouxe várias conveniências no seu dia-a-dia: usar melhor as patas dianteiras; ficar de frente com a genitália do sexo oposto, passou a ter mais desejo e procriou mais para a perpetuação da espécie; viu mais longe e viu seus conterrâneos, viu à mais distância as carniças e caças para comer e os predadores para fugir deles; corria muito mais rápido; percorria distâncias maiores; passou a ter mais chances de vitória contra outros macacos; ficou mais fácil olhar para cima e ficar imaginando coisas sobre o Sol, a Lua e as Estrelas e sabe lá mais o que agente fazia naqueles tempos.
Puxadinho:
Esses cientistas ingleses gostam de pressupor que o Homo sapiens propositadamente, conscientemente, objetivamente, direcionou sua evolução. Mas que baboseira, foi na Inglaterra que “apareceu” o Homem de Piltdown, é bom não esquecer. A evolução dos macacos foi tudo obra do acaso, hoje o Homem ainda é uma casca de noz a mercê da correnteza das forças da Natureza, naqueles tempos éramos uma pluma ao sabor dos ventos e das tempestades naturais, tivemos foi muita sorte de não sermos extintos. Para uma espécie sobreviver não basta ser bem adaptada, precisa de muita sorte também, os dinossauros, por exemplo, tiveram milhões e milhões de anos de adaptação e sorte, porém, em um breve período de azar não adiantou nada sua excelente adaptação e domínio do planeta, foram extintos.
¨