Vítima de pneumonia, o zoólogo se consagrou também pela composição de grandes sambas de sucessos
Edição Online 16:08 29 de abril de 2013
...
Parte dessa coleção ele próprio coletou ao longo de 11 mil quilômetros de rio na Amazônia, num barco de pesquisa financiado pela FAPESP.
...
Por 40 anos, andou atrás de répteis e anfíbios pelo Brasil inteiro, 21 estados.
Em 2010, 47 dos seus mais de 150 artigos científicos foram reunidos no livro Evolução ao Nível de Espécie: Répteis da América do Sul, organizado por Andrea Bartorelli, Murilo de Andrade Lima Lisboa, Virginio Mantesso-Neto e Dione Seripierri, apoiado pela FAPESP.
...
O cientista e pesquisador foi também um dos grandes nomes do samba paulista, compositor de clássicos como Ronda, Praça Clóvis e Volta por Cima.
...
Vanzolini foi membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, premiado pela Fundação Guggenheim, em Nova Iorque, por sua contribuição para o progresso da ciência e ganhador do Prêmio Conrado Wessel 2011.
Foi homenageado com a nominação de pelo menos 15 Táxons de insetos, anfíbios, répteis, aracnídeos e até um mamífero – Alpaida vanzolinii (1988), Vanzosaura ( 1991) e Anolis vanzolinii (1996), entre outros. Seu corpo será enterrado nesta segunda-feira, 29 de abril, no Cemitério da Consolação, em São Paulo.”
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/04/29/um-dos-fundadores-da-fapesp-paulo-vanzolini-morre-aos-89-anos/