sexta-feira, 2 de agosto de 2013

COXINHAS E XURRASCOS

Nas sociedades ocidentais, são raros os indíviduos que escapam dessa definição, inclusive o autor desse artigo, que além de ser coxinha, entrega de bandeja uma forte inveja de quem se destaca por algum tipo de talento, coxinha ou não. A GoLoba, por exemplo, é toda formada e constituída por coxinhas de franga.

O autor intitula seu sítio “Aleatório, Eventual & Livre. Qualquer coisa sobre qualquer coisa, a qualquer momento”. Deve ter copiado o prefixo de um coxinha global: Assessor para assuntos aleatórios. Ou, abobrinhas gerais, armazém de secos e molhados, cultura inútil, bullshits.

Muitas vezes também, esses tipos de artigos são respostas de quem fica sem argumento para pessoas com discernimento próprio.

““Coxinha”, sociologicamente falando, é um grupo social específico, que compartilha determinados valores. Dentre eles está o individualismo exacerbado, e dezenas de coisas que derivam disso: a necessidade de diferenciação em relação ao restante da sociedade, a forte priorização da segurança em sua vida cotidiana, como elemento de “não-mistura” com o restante da sociedade, aliadas com uma forte necessidade parecer engraçado ou bom moço.

Os coxinhas, basicamente, são pessoas que querem ostentar um status superior, com códigos próprios. Até algum tempo atrás, eles não tinham essa necessidade de diferenciação. A diferenciação se dava naturalmente, com a absurda desigualdade social das metrópoles brasileiras. Hoje, com cada vez mais gente ganhando melhor e consumindo, esse grupo social busca outras formas de afirmar sua diferenciação.

Para isso, muitas vezes andam engomados, se vestem de uma maneira específica, são “politicamente corretos”, dentro de sua noção deturpada de política, e nutrem uma arrogância quase intragável, com pouquíssima tolerância a qualquer crítica.”

(“Aleatório, Eventual & Livre. Qualquer coisa sobre qualquer coisa, a qualquer momento. Leonardo Rossatto Queiroz”)

http://leorossatto.wordpress.com/2012/06/26/o-coxinha-uma-analise-sociologica/