sexta-feira, 3 de março de 2017

JAN-JAN, JÂNIO E JANGO

O Jânio Quadros era da coligação liderada pela UDN e seu vice era Milton Campos e o João Goulart era vice da chapa do marechal Henrique Teixeira Lott, o Jânio foi votado presidente e o Jango vice.

Como se pode ver nessa época as candidaturas eram separadas, não era obrigado a votar para presidente e vice da mesma chapa, a chapa não era amarrada, era livre podia votar no presidente de um partido e no vice de outra chapa de outro partido.

Na eleição para presidente de 2014, isso já não era possível há muito tempo como todo mundo sabe, portanto a Dilma e o Temer são responsáveis solidariamente.

"Responsabilidade solidária é definida por lei. Diz que uma pessoa deve responder pelos atos de outra em igual intensidade."


Jânio Quadros era professor, era a profissão dele.

"Qual a razão do sucesso de Jânio Quadros? Castilho Cabral, presidente do antigo Movimento Popular Jânio Quadros, sempre se perguntava por que esse moço desajeitado conseguiu realizar, em menos de quinze anos, uma carreira política inteira - de vereador a Presidente da República - que não tem paralelo na história do Brasil. Jânio não alcançou o poder na crista de uma revolução armada, como Getúlio Vargas. Não era rico, não fazia parte de algum clã, não tinha padrinhos, não era dono de jornal, não tinha dinheiro, não era ligado a grupo econômico, não servia aos Estados Unidos nem à Rússia, não era bonito, nem simpático. O que era, então, Jânio Quadros?

Hélio Silva, em seu livro A Renúncia, tenta explicar:

Jânio trazia em si e em sua mensagem, algo que tinha que se realizar. E que excedia, até mesmo excedeu, sua capacidade de realização … Todo um conjunto de valores e uma conjugação de interesses somavam-se em suas iniciativas e aliavam-se, nas resistências que encontrou. Analisada, a renúncia não tem explicação. Ou melhor, nenhuma das explicações que lhe foram dadas satisfaz.

Jânio representava a promessa de revolução pela qual o povo ansiava. Embora Jânio fosse considerado um conservador - era declaradamente anticomunista - seu programa de governo foi um programa revolucionário.

---

Propunha a modificação de fórmulas antiquadas, uma abertura a novos horizontes, que conduziria o Brasil a uma nova fase de progresso, sem inflação, em plena democracia." (Wilipédia)