Segundo Nietzsche, a existência do super homem (ou homem superior) se devesse mais ao esforço e a educação, do que pela seleção natural.
Mesmo porque os mentores leram livros para transmitir conhecimento e interpretam a sua maneira, muitas vezes distorcida.
"O autodesenvolvimento faz referência ao compromisso de uma pessoa para pensar e decidir por si mesma. Isso implica a aquisição de novas habilidades e a repetição de ações para melhorar os hábitos e as competências pessoais.
Um indivíduo que aposta no autodesenvolvimento deve ter uma visão clara acerca da sua meta e deve estar atento às oportunidades. Tem de contar com um plano estratégico de vida e atuar de forma criativa e inovadora.
O autodesenvolvimento pode conseguir-se com estudos, trabalho e a atualização de conhecimentos, e implica um importante sentido da responsabilidade e uma atitude proativa.
Em suma, o autodesenvolvimento consiste em promover pela nossa própria conta o crescimento intelectual que se adquire através da aprendizagem, para aplica-lo em diversas circunstâncias da vida. É hábito usar-se este conceito no marketing, uma vez que o auto-desenvolvimento permite realizar novos empreendimentos empresariais e a busca de novas oportunidades de trabalho.
O autodesenvolvimento deve ser um processo contínuo ao longo do tempo e que se organiza em diversas fases.
A ação do sujeito constrói-se com base na interação com o meio no qual se desenvolve, e ao qual se vai adaptando de forma gradual para consolidar e melhorar a sua posição.
A noção de autodesenvolvimento implica uma firme crença no potencial das pessoas e na capacidade para fazer alterações através de uma melhoria no seu ser e nas suas ações. O auto-desenvolvimento trabalha com a força motriz que confere um indivíduo a possibilidade de se construir a si mesmo de maneira permanente."