sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ALEMÃ + AUSTRÍAQO DÁ NISO

Metropolis, filme alemão de 1927, dirijido pelo austríaqo Fritz Lang, roteiro da atriz e esqritora alemã Thea Gabriele von Harbou, mulher dêle.

"A ideia de Metrópolis nasceu em 1924, como um projeto arrojado para a época, o de escrever um romance como série, a princípio para o jornal, utilizando-se de imagens/fotos/desenhos. Em 1925 tornou-se um livro e em 1927, um filme, nas mãos de seu marido, já na época, um dos ícones do expressionismo alemão.
- - -
Apesar de seu prestigio, Lang necessitou realizar cortes drásticos na sua versão para o mercado internacional, e também recebeu fortes críticas. H.G.Wells, por exemplo, acusou-o, não formalmente, de plagiar sua obra."

Égua, pôrra, ela já publiqava livro em qapítulos na internete da époqa. Metrópolis é um dos melhores filmes sobre o Capitalismo. E o Tempos modernos do Chaplin, foi aspirado? Paródia?

Os mineiros de Metrópolis tinham mais seguransa que os désa mina xilena.

Pena que não morreu ninguém na mina xilena, Rolivudi não vai se interesar pela istória dêles qomo no dezastre aéreo em outra parte dos Andes onde teve até jente qomendo jente e nésa mina ninguém qomeu ninguém pelo menos literalmente. Vão ter que ganhar dinheiro qom o número “33”. Diz o médiqo: -- Diga 33.
Êse foi o maior xô de realidade, xô de orrores que já pasou na TV e a mérdia se lambuzou porque enqüanto tiver babaqa pra fiqar asistindo iso êses xôs de orrores vão se repetir.

O qavalo branqo de Napoleão era uma égüa baia xamada Marengo.

Dá-lhe Neymar, os qães ladram, a qaravana pasa e segue em frente, os qaxôrros fiqam pra trás.
¨