segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VIAJANDO NA MAIONESE

Experiêcias pós morte: ninguém voltou ainda.
“...
Paciente não se lembra do que ocorreu durante coma
Famosa visão do túnel tem origem física
DE SÃO PAULO
...
O que sentem e do que se lembram pessoas que estiveram em coma? Existe muito mito a respeito -aquela história de "morri e voltei", "vi uma luz intensa", "vi minha mãe que tinha morrido" etc. Na verdade, nada disso aconteceu de fato- apesar de ter, de certo modo, acontecido.
"Os pacientes lembram de quando saem do coma, os primeiros momentos. Do período em coma não há lembranças, o paciente não está formando memória", diz Gisele Sampaio, gerente do Programa de Neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein.
"Ninguém conta detalhes do período em que esteve em coma", diz Gisele, que supervisiona pacientes em UTI, muitos em estado de coma.
O que acontece é simples. O paciente, ao se recuperar lentamente, lembra-se, ou dos momentos pré-coma, ou dos últimos instantes dessa situação.
Uma descrição comum é enxergar um "túnel", uma "luz no fim do túnel". Também explicável pela ciência, não por algum aspecto místico. "É um fenômeno físico", diz a médica do Einstein.
A pessoa tem a visão lateral escurecida por conta da diminuição do fluxo sanguíneo. Logo, ao acordar, sente que está em um túnel.
...” (folhaSP, 281111)
¨