domingo, 1 de junho de 2014

PATUSCADA E BASÓFIA

Cabra bom! Isso é que é técnico.

“Em 1968, Zagallo assumiu o comando técnico pela primeira vez. Sem definir o time tiular, porém, perdeu a vaga para o jornalista João Saldanha.

O novo técnico anunciou de imediato seu time titular para as eliminatórias - as "feras" do Saldanha. Em uma chave com Colômbia, Paraguai e Venezuela, o Brasil conseguiu seis vitórias, 23 gols marcados e apenas dois sofridos. O sucesso não impediu outra troca de treinador.

O presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), João Havelange, devolveu a Zagallo o cargo de Saldanha. A mudança teria sido um pedido (Cabano: ou imposição?) do governo militar, que não admitia um militante do extinto Partido Comunista em um cargo de tanta visibilidade.”

Ou seja, quem “convocou” o ZéGallo foi o militar ditador Garrastazu Médice.

O ZéGallo só foi técnico da Seleção de 70 por causa de pistolão, ele era e é um tremendo lambe-saco. Quem montou aquela seleção foi o João Saldanha, o João Sem Medo. Sem Tostão, Gérson, Carlos Alberto, Pelé, Clodoaldo, Brito, Piazza, o Jairzinho e o Rivelino sozinhos não conseguiram carregar o pesado chumbeta ZéGallo.

““Frases da Copa de 1974

Antes do jogo com a Holanda.

"O treinador Zagallo está desesperado. Ele está sem saber o que fazer." Manchete de jornal alemão poucos dias antes da estreia da seleção na Copa

"O time deles é bom, mas os holandeses não têm tradição em Copas e isso pesa. A Holanda não me preocupa. Estou pensando na final com a Alemanha." Zagallo, sobre o duelo com a Holanda na semifinal

"A Holanda é muito tico-tico-no-fubá, que nem o América dos anos 50." Zagallo, técnico da seleção brasileira, antes do jogo contra a Holanda

"Os europeus estavam bem condicionados na Copa passada, mas tiveram a desvantagem de jogar em um clima muito quente e sem estarem preparados para uma competição a dois mil metros de altitude." Carlos Alberto Parreira, preparador físico do Brasil na Copa de 1974””

Depois da eliminação.

"Pelo que o Brasil apresentou, o quarto lugar foi fenomenal. Eu sou um cara muito consciente. Isso pode até magoar alguns jogadores, mas é isso mesmo: só merecíamos um terceiro ou um quarto lugar. "Luís Pereira, zagueiro brasileiro (Luís Chevrolet)

http://copadomundo.uol.com.br/2010/historia-das-copas/1974-alemanha/frases/