quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MORDAÇA

BIOGRAFIA LIBRE!

“Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder?... Mas que juventude é essa?... Vocês jamais conterão ninguém... Vocês são iguais aos que foram na “Roda Viva” e espancaram os atores... O problema é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira... E vocês? Se vocês em política forem como são em estética, estamos feitos!... Deus está solto!...” (trechos do esperneio do Caetano Veloso num xô no teatro da Pontifícia Universidade Católica – TUCA, em São Paulo, durante um festival de música, com uma fantasia de plástico multicolorido, parecia um arco-íris)

“Caetano Veloso - É proibido proibir”

http://www.youtube.com/watch?v=mCM2MvnMt3c

“6/02/2008 - 19h51

Há 40 anos, Caetano Veloso, vaiado, apresentou "É Proibido Proibir" no Tuca, em SP

da Folha Online

O ano de 1968 foi bastante movimentado para Caetano Veloso. Naquele ano, o músico lançou seu primeiro LP individual, intitulado "Caetano Veloso", além do LP coletivo "Tropicália". Um dos fatos mais marcantes de sua carreira também aconteceu neste período, há 40 anos atrás: vestido com roupas "peculiares", ele apresentou "É proibido proibir" no Tuca (Teatro da PUC-SP) e discursou sobre o conservadorismo do público, que o vaiava."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u363271.shtml

“Quinta-feira, Agosto 03, 2006

DISCURSO DE CAETANO VELOSO, NO TUCA, EM SÃO PAULO (SP), DURANTE APRESENTAÇÃO DA MÚSICA É PROIBIDO PROIBIR, 28/09/1968

"Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês tem coragem de aplaudir este ano uma música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado; são a mesma juventude que vai sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! Vocês não estão entendendo nada, nada, nada , absolutamente nada.

...

O problema é o seguinte: vocês estão querendo policiar a música brasileira!

...

Nós só entramos em festival pra isso, não é Gil? Não fingimos, não fingimos que desconhecemos o que seja festival, não. Nínguém nunca me ouviu falar assim. Sabe como é? Nos, eu e ele, tivemos a coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas, e vocês? E vocês? Se vocês em política forem como são em estética, estamos feitos!

...”

http://caderninhopreto.blogspot.com.br/2006/08/discurso-de-caetano-veloso-no-tuca-em.html


“Não há uma linha demarcatória sobre o que é informação pública e privada. Biografia é um gênero que depende desse entrecruzamento da vida pública com a vida particular. É o ônus de ter uma vida pública. Quem tem que julgar a obra é o leitor. O juiz deve ser chamado quando há crime, calúnia, difamação. O resto é censura”. (Binenbojm, no CorreioBSB)

“Celebridades não são deuses. Se elas acham que podem destruir a liberdade de expressão, precisam de um choque de realidade”. (Chas New-key-Vurden, biógrafo de celebridades no correioBSB)