quarta-feira, 16 de outubro de 2013

MUNDO, VASTO MUNDO

MUNDO GRANDE

Não, meu coração não é maior que o mundo./ É muito menor./ Nele não cabem nem as minhas dores./ Por isso gosto tanto de me contar./ Por isso me dispo,/ por isso me grito,/ por isso frequento os jornais, me exponho cruamente nas livrarias:/ preciso de todos.//

Escuta a água nos vidros,/ tão calma, não anuncia nada./ Entretanto escorre nas mãos,/ tão calma! Vai inundando tudo.../ Renascerão as cidades submersas?/ Outrora escutei os anjos,/ as sonatas, os poemas, as confissões patéticas./ Outrora viajei/ países imaginários, fáceis de habitar,/ de que o mundo, o grande mundo está crescendo todos os dias,/ entre o fogo e o amor.//

Então, meu coração também pode crescer./ Entre o amor e o fogo,/ entre a vida e o fogo,/ meu coração cresce dez metros e explode./

- Ó vida futura! Nós te criaremos.

(Carlos Drummond de Andrade)