quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AQUI JAZZ

O Oscar Niemeyer era um bom arquiteto, mas...

Ele foi totalmente influenciado pelo arquiteto francês “Le Corbusier”.

“Em 1935, o estúdio de (Lúcio) Costa e Leão é fechado. Niemeyer passa a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SPHAN. Em 1936, por indicação de Lucio Costa, é chamado para acompanhar, como desenhista, o arquiteto franco-suíço Le Corbusier (1887 - 1965) no Rio de Janeiro. O mestre europeu vem ao país para realizar a primeira Cidade Universitária do Brasil, a pedido do Ministério da Educação. Na época, suas idéias já têm considerável influência sobre os arquitetos modernos do Rio de Janeiro. Segundo Lucio Costa, os escritos de Corbusier são "o livro sagrado da arquitetura moderna brasileira".2 Niemeyer convive intensamente com Le Corbusier. Absorve o seu rigor formal e a liberdade do seu desenho. Interessa-se por sua concisão arquitetônica e pela idéia do edifício como uma unidade escultural. Apesar do empenho, o projeto para a Cidade Universitária é rejeitado. Le Corbusier, no entanto, também esboça um edifício para o futuro Ministério da Educação e Saúde, que é aprovado como modelo do prédio a ser construído no centro do Rio de Janeiro a partir de 1936.”

A sede da ONU em New York foi desenhada pelo arquiteto nascido na Suíça “Lê Corbusier”. Entre outras obras. A igreja da Pampulha foi “inspirada” nas curvas do Gaudi, arquiteto espanhol.

Em 1987, ele recebe nos Estados Unidos o Pritzker de Arquitetura, considerado o prêmio mais prestigiado do mundo pela primeira vez dividido com o estadunidense Gotfon Bunshaft. Até então o Niemeyer foi o único brasileiro a receber esse prêmio, mesmo que tenha sido dividido com outro arquiteto, mas em 2006 o arquiteto Paulo Mendes da Rocha ganhou, sozinho, o mesmo prêmio.

Tô falando... depois de morto vira santo. Eu acredito mais nas biografias não autorizadas, as autorizadas costumam shoppar os biografados.


Morreu também o famoso compositor yankie de jazz Dave Brubeck. Era um bom compositor.