segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PIRITA

“Luiz Felipe Pondé

Seis passos para felicidade

Isso cria o efeito de esmagamento típico do puritanismo de massa em que vivemos: saúde e felicidade. Fizéssemos um plebiscito, quase todo mundo escolheria uma gaiola feliz.

Recentemente soube que alguns países querem endurecer ainda mais as leis antifumo: não pode fumar no carro, para fumar tem que ter uma carteirinha, quem nasceu a partir do ano 2000 não pode comprar tabaco. Esperamos, com a boca escancarada e cheia de dentes, a morte chegar. Mas, bem saudáveis. Hoje em dia, Raul Seixas vomitaria na plateia.” (continua na folhaSP)

A liberdade é uma ilusão que nos hipnotiza e aliena. Matrix. Alguma semelhança com hoje?

O pessoal costuma comparar “Livre como um passarinho”, mas na Natureza os passarinhos seguem rotas quase rígidas de vôo, quando se desviam dessas rotas perdem o rumo do ninho e acabam vítimas de seus predadores.

Antigamente os escravos trabalhavam por comida e teto, hoje a sociedade trabalha em troca de pão e circo, como em Roma. Alguma semelhança com hoje?

Aldous Huxley inventou um “prozac”, uma pílula que ingerida dava a mesma sensação de felicidade. Alguma semelhança com hoje?

Ray Bradbury num conto, escreveu que todos viveriam trancados dentro de suas moradias em frente a uma tela de TV com medo de sair a rua por medo da violência, quem saisse era interpelado pela policia e todos aceitavam a situação em nome da segurança, era um toque de recolher com perda de liberdade enquanto as ruas eram dos criminosos e da polícia perseguindo-os. Alguma semelhança com hoje?

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/82889-seis-passos-para-felicidade.shtml

http://www.youtube.com/watch?v=Y4VLYf7y-pw (Raul Seixas - Ouro de Tolo)