segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UMA HIPÓTESE

TENTATIVA DE ENTENDER

“10/12/2012 - 03h00

Número de mulheres assassinadas por mês no Brasil salta de 113 para 372

MULHERES EM RISCO

O número de mulheres assassinadas a cada mês no Brasil saltou de 113 para 372 em 30 anos. Os índices foram levantados pelo IAB (Instituto Avante Brasil) a partir de dados do Datasus, do Ministério da Saúde.

A CADA DUAS HORAS

No início da década de 1980, uma mulher era assassinada a cada 6h28m28s no país. A escalada da violência fez com que o intervalo diminuísse.

Hoje, a cada 1h57m43s, há uma vítima de homicídio nesta parcela da população. (continua na folhaSP)

Será que os incentivos a maior liberdade, emancipação, maior conscientização de seus direitos e exigência de exerce-los, enfrentamento nos relacionamentos, não tem participação no recrudescimento dessa violência? Não que as mulheres estejam erradas agindo assim, quem tem que mudar também são os homens. Antigamente as mulheres eram mais passivas e submissas, atitudes que não despertavam tanta reação agressiva. As campanhas e leis recentes parece que não estão surtindo efeito, pelo contrário só tem aumentados os índices. Tem que aumentar as campanhas dirigindo-as mais para os homens e aumentar as punições, além de orientar as mulheres a não retirar as queixas depois de agredidas, o que em muitos casos é difícil devido às circunstâncias em que se encontram.