sexta-feira, 4 de julho de 2014

BRASIL COPA XIV

Bom, pelo menos a entrada para o aquecimento já foi animada, diferente do "Eu vou, eu vou, pra cela agoira eu vou".


Tem um fenômeno social muito interessante que é os metidos a encarnar nos outros (bullying e zoação), mas quando encarnam neles, magoou, ficam amuados, outros se irritam, perdem a calma, uns outros querem até brigar. Experiência própria. Pimenta no olho alheio é mel na sopa.


Como nos ensinaram os grandes pensadores, filósofos e oradores gregos e romanos, “Da discussão nasce a Luz”. Agora, há quem prefira a comodidade, o conforto e omissão do obscurantismo. Eu adoro essa palavra.


Muita gente se mete a dar teco na vida alheia sem saber a verdade dos fatos, ou só dispõem de uma versão, só de um lado, mesmo que soubesse, devia cuidar de cuidar da própria vida e deixar de se imiscuir na vida dos outros. deixar de ser inxiridos. Facebook, land of gossips and sly dig. Quem fala o que quer deve estar predisposto a ouvir o que não vai gostar. Quem não sabe brincar não desce pru play (eu sabia que ainda ia usar essa frase). Pode Feud?


“Chama-se discussão o ato de discutir. Significa também “debate”, “controvérsia”, “polêmica”, “contenda” ou “disputa”. Também pode ser entendida como: ato ou efeito de discutir, exame de um assunto por meio de argumento, argumentação que tem por fim chegar à verdade ou elucidar dificuldades, debate, disputa, polêmica, sustentação de razões pelas partes litigantes para que se esclareça a verdade do fato e se demonstre a quem assiste o direito pleiteado. Esta por sua vez pode ser construtiva, ou seja, motivar a troca de ideias e opiniões segundo padrões democráticos e de respeito, ou mesmo destrutiva, culminando com violência verbal ou física.” (Wikipédia)


Foi da discussão que nasceu a democracia grega. “Ágora” (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A “ágora” parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.1

Normalmente era um espaço livre com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a “ágora” manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, SENDO O ESPAÇO PÚBLICO POR EXCELÈNCIA, DA CULTURA E A POLÍTICA DA VIDA SOCIAL DOS GREGOS.

Estava normalmente rodeada pelos edifícios privados e públicos mais importantes, como as “stoas” (pórticos colunados), “pritaneus” (gabinetes administrativos), “buletério” (edifício para as reuniões da “bulé”) e “balaneia” (banhos). É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, ONDE OCORREM AS DISCUSSÕES POLÍTICAS E OS TRIBUNAIS POPULARES: É, PORTANTO, O ESPAÇO DA CIDADANIA. Por este motivo, a “ágora” (assim como a “Pnyx”, o espaço de realização das “eclésias”) ERA CONSIDERADA UM SÍMBOLO AS DEMOCRÁCIA DIRETA, E, EM ESPECIAL, DA DEMOCRACIA ATENIENSE, NA QUAL TODOS OS CIDADÃOS TINHAM IGUAL VOZ E DIREITO A VOTO. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas “PÓLIS” da Antiguidade. Nas “ágoras” estavam presentes em maioria os aqueus, que se destacavam pela habilidade comercial e de mercado.” (Wikipédia)

(eu sublinhei e caixa alta)


Xiii, os abestados já entraram de novo na base do "Eu vou, eu vou, pra cela agoira eu vou".