domingo, 1 de fevereiro de 2015

O LOUCO NIETZSCHE

Ninguém é tão louco que não possa encontrar outro louco que o entenda. (Friedrich Wilhelm Nietzsche)

Em um artigo dedicado à sincronicidade – a teoria das casualidades exposta por Jung –, existe uma citação de Ernesto Sábato para explicar que as coincidências têm mais a ver com a afinidade do que com uma obscura lógica da sorte. Vamos tomar como exemplo dois amigos que conviveram por muito tempo mas se separaram ao irem morar em países diferentes. Por mais estranho que pareça, eles terão grande possibilidade de se reencontrar em qualquer lugar do mundo que visitem.

E isso acontece por uma razão muito simples: se eles têm gostos e hábitos parecidos, não é improvável escolherem viajar para a mesma cidade – Tóquio, por exemplo – na mesma época do ano. Uma vez ali, como os dois têm referências parecidas, irão aos mesmos lugares, no mesmo período do dia.

Quando, após anos sem se ver, se encontram de repente em uma livraria para estrangeiros no bairro de Ginza, os dois dizem: “Que coincidência!” Mas, na verdade, não poderia ter sido de outra forma.

Por outro lado, como diz Sábato, duas pessoas muito diferentes podem viver uma ao lado da outra e não se encontrarem nunca, nem mesmo na própria rua. (Allan Percy)


O Hotel de La Rotisserie Sporstman em 1932, fazendo esquina com o antigo Viaduto do Chá, na curiosa esquina, no inicio dos anos 30, onde se hospedavam ilustres, era uma dos três palacetes Prates, que adornavam o Parque do Anhangabaú, de estilos totalmente europeus.

Edifício Matarazzo anos 1950 visto da Praça Ramos de Azevedo.

Edifício Matarazzo, Palácio do Anhangabaú, edf. Banespa ou Banespinha, sede da prefeitura da cidade de São Paulo, todos estes nomes designam o mesmo prédio, encomendado ao arquiteto italiano Marello Piacentini em 1938.

As paredes externas são totalmente revestidas de mármore italiano e na sala de entrada também, deve ser o único no mundo com tal revestimento. Tem muitos edifícios e casas no mundo com gramado, plantinha e florinhas no teto, mas um edifício com uma micro-floresta na cobertura deve há 50 anos ser o único.

Quando eu morei em São Paulo fui aí em cima.


Vice-papa conivente

“Escândalos de pedofilia salpicam número dois do Vaticano

REVISTA DE IMPRENSA

INTERNACIONAL

Tarcisio Bertone e outros dois arcebispos de Génova limitaram-se a transferir de paróquia em paróquia um padre suspeito de violência sexual contra menores. Na Holanda, os Salesianos, congregação a que pertence o secretário de Estado e número dois do Vaticano, são visados por uma investigação sobre abusos a milhares de menores.

Em Itália, foi detido o padre italiano Riccardo Seppia, pároco de Génova, sob a acusação de tentativa de violência sexual, incitação à prostituição e posse de cocaína, processo no qual foram ainda acusados um antigo seminarista e um jovem egípcio de 18 anos, escreve o El País. O padre admitiu à polícia que é seropositivo. Está há três dias preso na ala de predadores sexuais da prisão de Sanremo." http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1860914&seccao=Europa&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=Feed%3A+DN-Globo+(DN+-+Globo)


"Caso de pedofilia na República Dominicana abala o Vaticano

A história chocou o país de maioria católica

por Laurie Goodstein

05/09/2014 | 02h51

Ele era uma figura conhecida dos engraxates que trabalham no calçadão na orla da praia. Os meninos contam que ele chegava de calças pretas de moletom e um boné enfiado na careca no fim da tarde para buscar um deles e levá-los para a praia rochosa ou para um monumento deserto, onde fazia as vezes de um verdadeiro herói católico.

Os meninos dizem que ele oferecia dinheiro para que eles desempenhassem atividades sexuais. Eles o chamavam de "o italiano", já que falava espanhol com um sotaque italiano.

Foi só depois de ser repentinamente expulso do país, contam os meninos, e sua fotografia aparecer em todos os jornais, que eles descobriram sua verdadeira identidade: tratava-se do Arcebispo Jozef Wesolowski, embaixador do Vaticano na República Dominicana.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2014/09/caso-de-pedofilia-na-republica-dominicana-abala-o-vaticano-4591529.html