domingo, 31 de agosto de 2014

PESCANDO LIXO

“The Ocean Cleanup Foundation

Jovem holandês criou projeto para limpar os oceanos

Proposta para recolher lixo plástico passa por financiamento coletivo para levantar US$ 2 milhões

por Guilherme Justino

24/06/2014 | 06h02

Boyan Slat, de 19 anos, criou um sistema que promete limpar metade do Oceano Pacífico em 10 anos

Por que navegar pelos mares tirando lixo com embarcações poluentes se uma simples barreira pode fazer o trabalho, aproveitando o próprio movimento dos oceanos? Foi com uma pergunta assim que Boyan Slat, um holandês de apenas 19 anos, criou um projeto que tem a ambição de limpar os mares do planeta. O plano começa na região conhecida como Grande Depósito de Lixo do Pacífico, onde se concentram milhares de toneladas de plásticos.

Sem apoio financeiro de governos ou aporte de instituições para tentar cumprir o objetivo, Boyan criou a fundação The Ocean Cleanup, que agora tenta arrecadar US$ 2 milhões por meio de financiamento coletivo — e já atingiu 37% da meta. Concentrando-se no problema dos plásticos, causadores de transtornos à vida de aves, mamíferos e peixes — que podem chegar à cadeia alimentar humana, já que os animais acabam ingerindo substâncias tóxicas —, o jovem imaginou que uma série de barreiras flutuantes seria capaz de aproveitar as correntes oceânicas para bloquear o lixo encontrado nas águas. Todos esses detritos, de difícil acesso para qualquer veículo aquático, seriam reunidos de forma natural, permitindo uma extração posterior eficiente.

...

Com esse método, porém, só é possível reunir o material que fica mais próximo da superfície, nos primeiros 3 metros de profundidade.” (Planeta ciência, zh.clicrbs.com.br)

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2014/06/jovem-holandes-criou-projeto-para-limpar-os-oceanos-4534408.html

Muito bom esse projeto que apesar de não resolver todos os problemas de poluição dos oceanos e mares já é uma iniciativa a ser imitada o que já está sendo feito por dezenas de países.

Entretanto a mesma pergunta que surge como um fantasma que assombra as sociedades ricas do planeta sussurrando como u'a consciência do mundo: Salvar o planeta para quem? Além dessa pergunta u'a outra é frequente: E o racismo?

Porque será que campanhas para salvar fome o genocídio pela fome que acontece na África, Ásia, América Latina, etc. não obtém o mesmo apoio e entusiasmo? Em todos os lugares e ambientes tem uma censura velada aos negros, em todos os meios de comunicação e atividades humanas tem alergia aos negros, seria a Terra um planeta racista?

Um exemplo dessa situação salta aos olhos, a GoLoba, cujos donos são brancos, que tem 100% de suas atrações televisivas sob o comando de brancos, no horário nobre do domingo da família branca brasileira, defendendo os negros, fazendo campanha contra racismo. Hipocrisia nobre (redundância).