sexta-feira, 22 de maio de 2015

SACO ROLHA

“Sommelier de vinhos da Depressão

25 de abril às 19:46 • Editado •

Quem é o Enochato?

Christovão de Oliveira Junior

Há algum tempo, li abismado uma matéria em um jornal de grande circulação nacional que falava sobre o enochato. Este termo designa aquela pessoa que tem algum conhecimento sobre vinho e que costuma passar todo o seu tempo querendo mostrar às pessoas seus conhecimentos e querendo "ensinar" sobre vinhos e sobre como degustar um vinho.

A matéria dizia que estes enochatos eram responsáveis por uma grande intimidação a todos aqueles que gostam de vinhos e que eles são inclusive responsáveis pela diminuição do consumo de vinho em nosso país. Para piorar, diversos importadores e donos de restaurantes eram entrevistados e concordavam e reforçavam esta posição!!

Em primeiro lugar, gostaria de discutir o termo "enochato". Para mim, não existe este ou aquele tipo de chato; existe simplesmente "o chato". Se esta pessoa gosta de vinhos, de futebol, de cinema, de literatura, ou seja lá o que for, ele vai sempre querer ser "o entendido", "o professor" ou simplesmente "aquele que sabe!". E, no fundo, todos sempre sabem que ele não sabe de nada, pois quanto mais uma pessoa conhece de um assunto, mais humilde ela se mostra no dia a dia. Mais ela sabe que sempre se pode aprender mais sobre o assunto. Então, o "enochato" nada mais é do que um "chato" que, entre outras coisas, gosta de vinho. Agora, será que ele tem tanto poder que pode fazer com que as pessoas se sintam intimidadas a escolherem um vinho em uma festa ou em um restaurante???

Aí, seria não apenas dar um poder muito grande a quem não tem nenhum, mas principalmente dizer que as demais pessoas não têm personalidade, que se intimidam frente a alguém desagradável que simula ser um profundo conhecedor do assunto.

Dizer que quase todo mundo se sente constrangido por um chato, é demais. O chato, seja ele enochato, cinechato, esportechato, ou qualquer outro tipo de chato é alguém que, em geral, é deixado de lado e é motivo de gracejos. Quase todos nós criamos algumas defesas para afastar este tipo de pessoas de nossas rodas.

Eu, por exemplo, adoro dizer, na presença destes chatos, que não existe argumento que me faça gastar mais que dois reais no litro de vinho; que existem alguns garrafões que são sensacionais e muito mais saborosos que vinhos franceses que custam milhares de reais!! Ah, ainda digo que vinho seco é bom para ser misturado com Coca-Cola, que é sensacional!! Na mesma hora as pessoas do grupo entendem o motivo das afirmativas e me ajudam com argumentos parecidos, para total terror de nosso enochato. Depois só resta rir da cara daquele que se dizia entendido e que desistiu e partiu para outro grupo onde ele realmente possa mostrar todo o seu conhecimento!!

As pessoas bebem ou deixam de beber vinho, bebem vinho fino ou de garrafão, por inúmeros e complexos motivos. Dar todo este poder a uma figura que, em geral, é motivo de piadas, é utilizar uma ótica no mínimo estranha. Vamos dar mais atenção e mais poder ao vinho, e menos, muito menos, aos enochatos!!