quarta-feira, 13 de maio de 2015

VIZINHANÇA CHIQUE

Descarrego de consciência, eu já exibi essa foto.

Será que na favela da novela só tem branco?

""Recentemente, encontrei uma foto minha no Facebook, sem nenhuma menção à autoria, mas com centenas de comentários. Ninguém ali se perguntava quem fez a foto.

Pois ela foi feita há cerca de dez anos para a Folha de S. Paulo e até hoje recebo pedidos do mundo inteiro para reproduzi-la em livros, revistas e material didático. Devo muito a ela. Projetou meu trabalho, me deu prêmios, me levou a exposições aqui e no exterior. Mas o fato é que a imagem me fugiu do controle.

Em 2007, ela foi mostrada na Tate Modern, em Londres, em uma exposição chamada Cidades Globais. Era o cartaz, o convite, o fôlder, o cartão-postal e até o crachá da exposição, que incluía gente como o fotógrafo alemão Andreas Gursky. Fui convidado para a abertura, mas fiquei num hotel inferior e isolado. No dia do evento, descobri que havia um jantar de comemoração, para o qual eu não tinha sido chamado. Foi o artista turco Hüseyin Alptekin que disse: “Se o Tuca não for, eu não vou”. O constrangimento foi geral.

O cara que fez a imagem emblemática da exposição não tinha o status de artista. Exibida num enorme banner no Turbine Hall, a foto possuía ali um caráter mais ilustrativo, diferente das obras de arte, imaculadas, com suas legendas e cordinhas para afastar o público. Foi quando percebi que olhavam para essa foto como se não houvesse um autor. A foto era importante, mas eu não. Comecei a ser apresentado como “Tuca, the guy who took that picture”".

http://www.tucavieira.com.br/A-foto-da-favela-de-Paraisopolis

Retrato do Brasil, um país do futuro, um país de contrastes, uma Belíndia, um Haitíndia, eterna colônia.

Essas fotos não são bastardas, elas tem dono:

Tuca Vieira.

http://www.tucavieira.com.br/

Pelo menos umas fotos em comum.

Antigas barraquinhas da feira da Torre de TV de Brasília.

(fotos Cabano, 24OUT09)


Trocaram o Juca Barbosa pelo Luca Fachinha. azar do povo brasileiro.


E a doleira ladra cantou na CPIlária, quem manda o esclerosado Suplicy dar o exemplo e acharem engraçadinho...