segunda-feira, 4 de maio de 2015

55 ANOS DE JEITINHO

Como ele era canhoto, o foco de luz deveria vir da direita para a esquerda iluminando o papel que ele, com a mão esquerda, estivesse escrevendo ou desenhando, ele deveria estar sentado de costas para a sala, mas ele está sentado de frente para a luz incidindo direto em seus olhos. Mas a foto ficaria estranha se ele posasse de costas para o fotógrafo, né?

Primeira casa desenhada pelo Oscar Niemeyer e destinada a lhe servir de moradia, conhecida como Casa da Lagoa e atualmente como Casa amarela. Na verdade uma réplica quase perfeita, por fora e por dentro, da "Villa Savoye" do Le Corbusier.

A casa já está toda desfigurada.


"mdc . revista de arquitetura e urbanismo

A essência do particular : sobre duas casas de Oscar Niemeyer

...

No projeto de sua primeira residência, construída em 1942, Niemeyer colocava em prática o slogan dos cinco pontos corbusianos, sendo a cobertura inclinada o único desvio em relação ao repertório purista do modernismo europeu dominante. Já no projeto de Canoas, Oscar deixou-se guiar pela situação privilegiada do terreno sem, contudo, negligenciar as outras dimensões da arquitetura. Nestes dez anos que separam as duas obras, é notável a grande mudança não apenas na maneira como o arquiteto agencia as questões determinantes de projeto, mas na própria forma como compreende e produz arquitetura. Se o primeiro projeto é uma transposição adaptada do repertório e dos ideais da arquitetura moderna, a Residência de Canoas é um exemplar único e indicativo de uma postura nova e consistente em relação ao vocabulário da arquitetura moderna européia.

...

Não é tarefa difícil identificar a aproximação deste projeto com as soluções encontradas por Le Corbusier na Villa Savoye, de 1929, onde então demonstrados um a um seus “cinco pontos para uma nova arquitetura”. Oscar trabalha, de fato, a partir dos temas do pilotis, da planta livre, da fachada livre, da janela em fita e da promenade architecturale corbusiana.”

http://mdc.arq.br/2012/12/20/a-essencia-do-particular/


Lulla, estadista brasileiro... Cuspe!




A Máfia do "vira" português voltou.