“Relembre o desabamento do prédio Raimundo Farias em 1987
29/01/2011 - 18:00 - Belém
Em 13 de agosto de 1987, o edifício Raimundo Farias desabou, no bairro do Umarizal, próximo à Avenida Visconde de Souza Franco, veio abaixo e deixou como saldo 39 operários da construção civil mortos.
Na época a polêmica foi grande e a discussão sobre construção de obras em locais alagados de Belém deixou angustiadas outras pessoas que moravam em prédios na Doca.”
“domingo, 30 de janeiro de 2011
1987 - Edifício desaba em Belém e mata 39 pessoas.
A tragédia de hoje a tarde, quando o prédio Real Flex, que estava em construção, desabou sobre 3 casas, no bairro de Nazaré, em Belém do Pará, nos faz reportar ao dia 13 de agosto de 1987, quando, também, na capital paraense, no bairro Umarizal, desabou o Edifício Raimundo Farias, matando 39 trabalhadores que estavam na obra do prédio de 13 andares.
Após a tragédia, na ocasião, muito se discutiu sobre as construções erguidas em Belém, cuja engenharia deveria ater-se mais tecnicamente para a qualidade do solo da região, por conta da constatação da fragilidade na fundação do edifício que veio a baixo.
Em 2007, o jornalista, ex-prefeito de Belém e ex-governador do Pará, Helio Gueiros, escrevia um artigo no Diário do Pará, sobre a situação de reurbanização da capital paraense, quando se pretendia cobrir o Canal da Doca. Veja o que Gueiros escrevera:
Durante a semana, abalizado engenheiro sugeriu que a prefeitura mandasse cobrir toda a extensão do canal da Doca afirmando que não há nenhum risco para a estabilidade dos prédios erguidos e dos que venham a ser construídos. ...”
http://pastorlaerciocastro.blogspot.com.br/2011/01/1987-edificio-desaba-em-belem-e-mata-39.html
“REAL CLASS – Ato público: para não esquecer
Escombros, o que restou da tragédia do edifício Real Class.
Promovido pela Associação dos Moradores da Travessa Três de Maio, está previsto para este domingo, 29, um ato público que assinala um ano do desmoronamento do edifício Real Class, o prédio de 32 andares, em construção, que ruiu matando três pessoas. Com início às 8h30, com um ato ecumênico, a manifestação será realizada na travessa 3 de Maio, entre as avenidas Magalhães Barata e Governador José Malcher, e tem por objetivo sensibilizar as autoridades competentes para o cumprimento dos preceitos constitucionais que visam garantir o pleno desenvolvimento das cidades e a segurança e bem-estar de seus habitantes. O desabamento do Real Class aconteceu, no dia 29 de janeiro de 2011.
Três pessoas morreram, entre elas, dois operários e um senhora que vivia em uma casa ao lado do edifício. A tragédia deixou também muitas famílias desalojadas.
Aberto com um ato ecumênico, às 8h30, a manifestação inclui um café da manhã solidário e a leitura do manifesto “Amar Belém: Justiça e Paz”. A programação também prevê pronunciamentos abertos, atividades esportivas e de lazer, sessão de audiovisuais e intervenção musical, encerrando-se às 13 horas.”