quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MARINHA LACUSTRE

O problema é que foi a Bolívia quem agrediu o Chile, iniciando a guerra.

Eu também acho que merecia essa boa-vontade de boa-vizinhança do Chile, mas com algum tipo de agradecimento prático e útil por parte do Morales e da Bolívia.

A "Marinha" da Bolívia atualmente só navega no lago Titicaca.

A mérdia isiste em chamar o Evo Morales de indígena e cocalero, quando se referem a outros presidente e lideres não frisam suas origens étnicas ou alguma atividade. Haja discriminação!

“”Ao assumir 3º mandato na Bolívia, Evo reforça demanda de saída ao mar: 'voltar ao Pacífico com soberania' Vanessa Martina Silva | São Paulo - 22/01/2015 - 17h31.

Rota até o mar é reivindicação antiga da Bolívia e pauta importante da campanha à reeleição; sob disputa com o Chile, retomada de território perdido em guerra será decidida por Haia.

O líder indígena cocalero Evo Morales foi empossado nesta quinta-feira (22/01) presidente da Bolívia em seu terceiro mandato consecutivo. O mandatário jurou o cargo durante cerimônia realizada no Parlamento boliviano junto ao vice-presidente, Álvaro García Linera.

Além de se comprometer a reduzir a pobreza ao menor nível da história do país, Evo Morales também reforçou uma reivindicação antiga — e pauta central de sua campanha à reeleição —, o direito boliviano a uma saída ao mar. "Devemos voltar ao Pacífico com soberania", disse Morales.

“Temos o direito a uma saída soberana ao oceano Pacífico, por história, por justiça e por direito”, acrescentou o presidente, referindo-se à demanda de seu país com o Chile no tribunal internacional de Haia para a retomada de parte do território perdido durante a guerra do Pacífico, na qual o país indígena perdeu quase 400 quilômetros lineares de costa.””

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39239/ao+assumir+3+mandato+na+bolivia+evo+reforca+demanda+de+saida+ao+mar+voltar+ao+pacifico+com+soberania.shtml